Bento XVI anunciou a sua resignação a 11 de Fevereiro deixando o cargo de Sumo Pontífice a 28 de Fevereiro.
Os 115 Cardeais que formam o colégio dos Cardeais, iniciaram o Conclave ontem por volta das 16 horas e 35 minutos, depois de terem feito o juramento de manter segredo durante o decorrer desta sagrada votação. Durante o Conclave todas as comunicações, internet, telefone, telemóveis e outros meios de comunicação, foram proibidos.
Depois de 4 votações o novo Papa foi escolhido hoje às 18:06 (hora de Lisboa).
O nome do Cardeal Jorge Mario Bergoglio foi anunciado por volta das 19:15 (hora de Lisboa) pelo Cardeal Jean-Louis Tauran na varanda da Basílica de S. Pedro, no centro do Vaticano.
Com 76 anos, Papa Francisco I, nome escolhido, é o 266º Papa da Igreja Católica (o primeiro a usar o nome Francisco) e não constava na lista dos anunciados como preferidos. É jesuíta e é o primeiro Papa da América Latina (Buenos Aires – Argentina) da história da igreja Católica.
A primeira aparição em público mostrou uma imagem muito intelectual, o que se espera que perpetue o desenvolvimento das comunicações com as comunidades, utilizando as novas tecnologias. Esta tendência, fortemente impulsionada por Bento XVI, deixou marcas e aumentou claramente a comunicação da Santa Sé com o mundo moderno.
Bento XVI tinha uma conta papal oficial no Twitter, conteúdo removido após a resignação, o que o Papa Francisco I deverá, dentro de dias, usar a mesma conta que servirá para os anúncios oficiais.