Pplware

Novo radar de velocidade consegue caçar infratores a uma distância de 1,5 km

Os radares de velocidade são hoje amplamente usados pelas entidades policiais. Além dos radares móveis, existem também radares fixos e hoje o controlo de velocidade pode ser feita até através de helicópteros e drones.

Recentemente foi apresentado um novo radar de velocidade capaz de detetar infratores a 1,5 km de distância. Conheça as características do novo TruCAM II.


Foi no Salão Internacional de Mobilidade Segura e Sustentabilidade que a Tradesegur deu a conhecer o radar de velocidade mais poderoso. Chama-se TruCAM II e tem a capacidade de detetar excesso de velocidade a uma distância de 1,2 km, no entanto, consegue ir até aos 1,5 km.

Avaliando o que é usado atualmente, o novo radar de velocidade TruCAM II consegue superar o alcance dos helicópteros Pegasus (que é de apenas 1 km) e também dos tradicionais radares Velolaser (que têm um alcance de 50 m e que são muito usados em Espanha e também em Portugal).

Embora a distância ideal de operação do TruCAM II seja entre os 15 a 150 metros, é possível tirar fotografias em alta definição de veículos que viajam acima do limite de velocidade estabelecido, até 320 km/h, com uma margem de erro de 2 km/h. O sistema de amostragem a laser deste equipamento permite fazer até três medições de velocidade por segundo. Tem ainda uma interface de rede Ethernet e pode ligar-se a uma rede Wi-Fi.

Novo radar de velocidade TruCAM II tem dimensões reduzidas

Além da eficácia do novo radar, este tem também dimensões reduzidas. O novo TruCAM II tem 21 cm de comprimento, 9,8 cm de largura e 31,7 cm de altura. Com estas dimensões, é ainda menor que o popular Velolaser. O peso é de apenas 1,6 kg. Outra característica interessante é a autonomia. Segundo a empresa que desenvolveu este radar, o TruCAM II tem uma autonomia entre 8 a 10 horas.

O TruCAM II tem também um pequeno ecrã touch de 9,4 cm, que permite ver as fotografias tiradas. O radar pode operar a temperaturas entre – 10ºC e 60ºC.

Sem dúvidas que este novo equipamento tem um conjunto de características interessantes. Por agora não há qualquer informação que venha a ser adotado pelas entidades policiais.

Leia também…

Exit mobile version