Pplware

Guerra na Ucrânia: 7.000 km de infraestrutura ferroviária destruídos

A Guerra na Ucrânia já leva mais de 130 dias e os resultados são devastadores no que diz respeito a perdas de vidas humanas e também ao nível de infraestruturas.

De acordo com a Comunidade Europeia de Empresas Ferroviárias e de Infraestrutura (CER), ao todo, já foram destruídos mais de 7.000 quilómetros de infraestrutura ferroviária. Mas há mais números…


Ucrânia: Destruição de 21 estações de comboio e 49 pontes ferroviárias

Os dados que foram revelados, foram apresentados numa conferência de imprensa, em Viena, na reunião anual do CER que ocorreu recentemente. A guerra na Ucrânia já levou à destruição de sete mil quilómetros de infraestrutura ferroviária, e também de 21 estações de comboio e 49 pontes ferroviárias.

O responsável das Ferrovias Federais Austríacas (ÖBB), Andreas Mattha, considerou que “a infraestrutura ferroviária ucraniana é a espinha dorsal do corredor humanitário para os deslocados e para entregas de ajuda, como alimentos e produtos médicos”. Em junho, quatro milhões de pessoas foram deslocadas por via férrea, assinalou.

Segundo Richard Lutz, presidente da empresa alemã Deutsche Bahn (DB), atualmente são transportadas por via terrestre cerca de 800 mil toneladas por mês e a tendência é aumentar.

Para transportar o total de 22 milhões de toneladas (de cereais e sementes de girassol, atualmente bloqueadas) para países como o Egito, são necessárias capacidades adicionais, frisou, que não descartou que pode levar anos até que a rota marítima seja reativada através do Mar Negro.

A guerra a Ucrânia, que entrou hoje no 135.º dia, provocou um número por determinar de baixas civis e militares.

Os Estados Unidos anunciaram recentemente um novo pacote de ajuda militar à Ucrânia de 400 milhões de dólares (cerca de 393 milhões de euros), com armas de “maior capacidade precisão”. Este novo pacote contém quatro Sistemas de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade (HIMARS, na sigla em inglês) e munições para esses projéteis de longo alcance.

Exit mobile version