Por Hugo Sousa para Pplware.com
São várias as notícias que todos os dias dão conta de novidades no sector dos pagamentos móveis, quer seja com a criação de novos sistemas ou mesmo sobre a guerrilha a que se tem assistido entre gigantes do sector a nível mundial. Agora surge uma notícia que pode preocupar muitas empresas, pois segundo a imprensa internacional, os maiores bancos a nível mundial estão a pensar desenvolver as suas próprias aplicações de pagamentos móveis.
Iremos assistir a uma batalha entre sectores? Sector tecnológico versus sector da banca?
São vários os bancos tanto nos EUA como no resto do mundo que já começam a pensar em criar as suas próprias aplicações de pagamentos móveis já a partir do próximo ano de 2015.
Com esta notícia, podemos estar prestes a assistir a uma batalha que opõe o sector das Tecnologias da Informação, liderado por empresas como a Apple e a Google, ao sector da banca, que a seu favor tem o facto de conhecer os hábitos de consumo dos seus clientes.
“Os bancos em todo o mundo estão a trabalhar para isso neste momento.“, referiu James Anderson, Vice-presidente da MasterCard.
James Anderson, embora não tenha adiantado quais as entidades, afirmou que já estão a decorrer conversações entre a MasterCard e várias entidades bancárias em todo o mundo, de forma a tentar perceber como poderão os bancos implementar o serviço de pagamentos móveis em aplicações que os consumidores já utilizam no seu dia-a-dia.
Até há bem pouco tempo, os únicos serviços existentes no mercado eram o Google Wallet e o Softcard, sendo o interesse dos consumidores por estes serviços até então muito baixo. No entanto, isso mudou com o lançamento do serviço Apple Pay, que nos primeiros 3 dias contabilizou cerca de mil milhões de activações, muito por culpa da facilidade de utilização que a gigante de Cupertino implementou no seu serviço.
Devido a este “boom” a concorrência está a planear um “ataque” ao mercado, existindo já várias empresas a planear o lançamento de serviços de pagamentos móveis próprios, como é o caso da CurrentC.
Vantagens? Talvez uma e, possivelmente a mais importante em todo este processo: no caso da Apple, a empresa já afirmou que não tem qualquer acesso às transações efectuadas, será verdade? Talvez. No que diz respeito ao Google Wallet, a empresa já afirmou que o sistema está construído de forma a armazenar todas as transações efectuadas pelos consumidores nos seus servidores. Privacidade? Não parece que exista muita.
E quanto aos bancos?
Se pudéssemos ter a mesma comodidade nos pagamentos móveis que esses serviços mas sem termos de passar as nossas informações por terceiros? Não nos iríamos sentir mais seguros? A verdade é que os bancos já possuem todas as informações sobre os consumidores e sobre as suas contas bancárias, sendo que se um consumidor tem uma conta num determinado banco é porque confia nessa entidade e se essa entidade oferecer um sistema de pagamentos móveis cómodo e seguro? Não confiará mais neste sistema?