Pplware

GoogolPlex dá outra vida ao Siri, e sem qualquer instalação!

Os assistentes pessoais estão a chegar aos dispositivos móveis, garantindo que os podemos usar de forma ainda mais simples e sem termos de estar a digitar tudo o que queremos fazer.

Desde uma simples pesquisa na Internet até à marcação de uma entrada na agenda, estes assistentes ajudam os utilizadores. Infelizmente estão limitados aos sistemas e ao que estes os deixam fazer, não estando abertos a novos comandos ou a integrações com outras aplicações.

Mas para o Siri surgiu agora uma alternativa, o GoogolPlex, que permite uma maior customização, sem que tenham de instalar nada ou desbloquear o iPhone.

O Siri está, por definição, limitado aos comandos e aplicações que a Apple quer. Não é possível aos utilizadores adicionarem novas funcionalidades ou alterar qualquer parâmetro de pesquisa.

Mas tem sido constante a procura de uma forma de contornar estas limitações. Algumas delas foram bem sucedidas, mas acabam por ser bloqueadas pela Apple ou demasiado complexas de usar.

Foi por isso que os criadores do GoogolPlex procuraram uma abordagem ligeiramente diferente, mas que usa os mesmos princípios até agora aplicados.

O que conseguiram foi criar um serviço que adiciona novas funcionalidades ao Siri, muitas delas baseadas em aplicações locais, tal como o Spotify, e que podem ser simplesmente criadas ou geridas de forma centrar pelos utilizadores.

Todos os comandos que são dados ao Siri, mesmo os que se destinam a funções locais, são enviado à Apple para serem interpretados e aplicados. Por essa razão o GoogolPlex actua como um proxy e interpreta os comandos que disponibiliza, enviando para a Apple os que são destinados aos serviços normais.

Ao actuarem como um proxy capturam os seus comandos, e conseguem assim tratar deles e enviá-los de volta para os dispositivos. O GoogolPlex funciona em qualquer dispositivo Apple que tenha o Siri instalado e funcional.

Antes de usarem o GoogolPlex devem criar uma conta no seu serviço, para que possam escolher quais os comandos que querem ter disponíveis no Siri. O GoogolPlex é uma plataforma aberta, baseada em JavaScript e onde todos podem criar os seus próprios comandos e partilhá-los com a comunidade.

Por que o GoogolPlex assenta num proxy, precisam de o configurar nas ligações de rede onde o pretendem usar.

Esta é uma das limitações que este serviço têm. Para cada rede wifi onde se ligam necessitam de configurar o GoogolPlex.

Esta configuração é extremamente simples e rápida. Basta que escolham a rede onde se ligaram (i) e depois passem a configuração de proxy (PROXY HTTP) de Não para Auto. No campo do endereço (URL) devem meter o que apresentamos abaixo:

http://totally.betterthansiri.com

De imediato o Siri está pronto a usar o GoogolPlex como fonte de comandos. Basta que vejam os comandos disponíveis, e que activaram quando criaram a conta, e podem começar a usá-lo.

Os comandos que o GoogolPlex disponibilizam são ainda relativamente reduzidos, podendo controlar o Spotify, pesquisa no Google Maps, o termóstato Nest e vários outros dispositivos.

Com o tempo espera-se que passe a existir um muito maior número de comandos, integrados com outros sistemas e outros dispositivos.

Vejam no vídeo abaixo a forma como o GoogolPlex se integra com o Siri e como pode ser usado. Estes novos comandos dão uma muito maior liberdade aos utilizadores e melhora ainda mais a utilização do Siri.

Esta não é ainda uma solução perfeita, até porque obriga todo o tráfego Internet dos utilizadores a passarem por um proxy que não é controlado. Ainda assim é uma forma inteligente e simples de dar ao Siri um conjunto extra de comandos bastante interessantes e que podem ser alargados.

Dos testes que realizámos foi simples configurar o GoogolPlex. O problema surgiu na utilização e em conseguir que os comandos fossem entendidos.

Testem o GoogolPlex e vejam como o Siri pode ser alargado e melhorado. Recomendamos que após estes testes removam o proxy, para manterem o vosso tráfego fora do controlo de terceiros.


Homepage: GoogolPlex

Exit mobile version