Valor da aquisição em dinheiro: 3.2 mil milhões de dólares
A política de aquisições da Google é bem clara. Rodeia-se das empresas que apresentam inovações tecnológicas que esta empresa entende serem o futuro e que vão ser essenciais.
Por essa razão vai frequentemente ao mercado comprar empresas que são apetecíveis e que têm em mãos pequenas ou grandes revoluções, mas que precisam da alavancagem do gigante das pesquisas para terem o sucesso que precisam e merecem.
A mais recente compra, anunciada pela própria Google, foi a compra da Nest Labs, conhecida por criar pequenos dispositivos para o lar, mas com funcionalidades e características únicas.
A compra da Nest Labs, por um valor de 3.2 mil milhões de dólares, vai trazer a Google para uma área onde ainda não tem qualquer representação.
O negócio pretende dar à Google a capacidade de reinventar e produzir dispositivos para o lar, fugindo da tradicional imagem antiquada e ultrapassada.
Quem é a Nest?
Para quem não conhece, a empresa Nest Labs tornou-se famosa por ter criado um termóstato inteligente, o popular termóstato Nest, que tem a “inteligência” de se desligar quando não há ninguém em casa e que para além disso tem também a capacidade de “aprender” hábitos dos utilizadores, regulando a temperatura “à medida” de cada um, podendo até ser controlado através de um smartphone.
Esta empresa foi fundada por Tony Fadell, considerado o pai do iPod ao nível do design, e agora foi adquirida pela Google por um valor incrível de 3.2 mil milhões de dólares (cerca de 2,3 mil milhões de euros).
Nas palavras de Larry Page, CEO da Google, a Nest Labs desenvolve produtos fantásticos, que a Google espera colocar em muitos mais lares.
Nest’s founders, Tony Fadell and Matt Rogers, have built a tremendous team that we are excited to welcome into the Google family.
They’re already delivering amazing products you can buy right now–thermostats that save energy and smoke/CO alarms that can help keep your family safe.
We are excited to bring great experiences to more homes in more countries and fulfill their dreams!
A presença da Google na Nest não é recente. Pela mão da Google Ventures, que se dedica a financiar projectos e empresas em áreas inovadoras, a gigante das pesquisas tinha já investido dinheiro para permitir que os desenvolvimentos fossem feitos e que esta empresa pudesse criar e apresentar o seu termóstato inteligente.
Não terá sido apenas a componente de inovação que terá agradado à Google, mas também toda a parte de design e imagem que a Nest coloca nos seus produtos.
Os dois produtos que a Nest Labs apresentou até agora são objectos de design único e uma prova de que para além da funcionalidade, a forma destes também conta.
Segundo a Google informou, a Nest vai manter a criação e produção dos seus equipamentos, mantendo-se como uma marca autónoma e independente, sob a liderança de Tony Fadell.
Este negócio requer ainda a aprovação das entidades reguladoras Norte Americanas, esperando-se que esteja fechado e terminado nos próximos meses.
A política de aquisições da Google continua avassaladora e imparável. Depois de investir muito em robótica, nomeadamente com a compra da Boston Dynamics, voltam-se agora para um mercado em que poucos apostavam.