Pplware

Google vai abandonar gama Nexus e focar-se no Android Silver

A linha Nexus foi sempre a forma que a Google teve de mostrar ao mundo qual o padrão de hardware que pretende para o seu sistema operativo. A cada nova versão do Android é apresentado um novo equipamento, onde todas as potencialidades são mostradas.

Mas segundos alguns rumores a linha Nexus poderá estar para ser terminada. Esta será substituída por outro tipo de equipamentos e por outro tipo de relação entre a Google e as principais empresas que produzem equipamentos. Surgirá assim o Google Silver, que traz ao Android uma liberdade diferente, mas assente nas mesmas premissas.

Os equipamentos Nexus têm tido uma fama muito grande e são smartphones que apresentam as versões mais limpas e livres de software extra, que os fabricantes incorporam no Android, sendo para muitos a opção mais viável e a escolha lógica.

Mas a Google poderá estar a preparar-se para abandonar a criação de dispositivos Nexus, abraçando uma nova relação com os fabricantes de smartphones, apresentando o Google Silver.

Este novo programa permitirá que os fabricantes apresentem equipamentos com versões do Android trabalhadas e limitada no número de aplicações extra permitidas, dando a todos os utilizadores a possibilidade de as removerem a qualquer momento.

A relação da Google com estes fabricantes e com esses equipamentos seria similar ao que existe actualmente com os equipamentos Google Play Edition, permitindo que estes sejam vendidos na Play Store.

Mas a Google levaria estas vendas a patamares mais elevados, permitindo que estes equipamentos Silver fossem vendidos nas operadoras e patrocinando parte dos custos de publicidade e de marketing.

Estes equipamentos, com estas versões mais “limpas” do Android vão permitir que os utilizadores tenham uma percepção mais real do que este sistema operativo pode dar, livrando-os dos problemas que muitas das aplicações dos fabricantes provocam.

Por outro lado livrará a Google de ter de criar, manter e actualizar todos os equipamentos da linha Nexus, delegando nos fabricantes a responsabilidade de criar novos equipamentos, com características mais recentes e com capacidades mais elevadas.

Da lista de fabricantes que deverá entrar inicialmente no programa no Google Silver fala-se na presença da LG, que produziu os dois últimos Nexus, e da Motorola, que até à pouco tempo era pertença da Google.

Esta mudança da Google trará para o mundo Android novos equipamentos, com versões mais “despidas” do Android, garantindo que o comportamento destes equipamentos seja mais fluido e menos propenso a problemas.

Este rumor não é novo, mas começa agora a tomar forma e a ter uma maior força. A chegada do Android Silver deverá estar programada para 2015, não sem antes ser apresentado o Nexus 6.

Exit mobile version