Muito se tem falado e escrito sobre o mais recente projecto que foi apresentado pela empresa de Mountain View, o Google TV. Este novo serviço/projecto pretende trazer para a TV todas as potencialidades da Internet. Segundo o que foi descrito numa das muitas apresentações, esta é a evolução natural da TV. Deixaremos de ter uma comunicação unidireccional, que a TV actualmente nos forneces, para termos uma comunicação nos dois sentidos, tal como conseguimos ter actualmente com a Internet.
Mas até agora pouco ou nada tinha sido mostrado sobre esta novidade. Tudo se alterou com a apresentação do site oficial da Google TV. Será então neste local que toda a informação sobre a Google TV será disponibilizada. É certo que este novo conceito está a fazer mexer o mercado, haverá muita informação sobre este assunto mos próximos meses.
Neste momento o que podemos encontrar no sitio da Google TV?
Será neste site que a Google apresentará todas as características deste novo serviço, todos os equipamentos disponíveis ou quais os principais fornecedores de conteúdos adaptados à sua plataforma.
É aqui também que a Google descreverá a forma de os programadores desenvolverem aplicações a incorporar ou a forma de usar o Google TV.
Agora que os principais fornecedores de conteúdos começam a disponibilizar os seus sites adaptados a esta nova plataforma, começa finalmente a tomar forma o Google TV. Não se vai resumir apenas a poder navegar ou pesquisa na Internet, mas vamos poder passar a comparar filmes ou séries para ver quando bem entendermos.
Foi anunciado ontem pela Google a lista produtores de conteúdos estão a adaptar os seus conteúdos para esta nova plataforma. Estão incluídos nomes como HBO, CNN, TBS, NBC OU NBA. Estas empresas assinaram acordos com a Google para conteúdos próprios, aplicações para partilhar notícias em tempo real ou vídeo-on-demand.
Acima de tudo está já representado o conceito bem ao estilo Google. Um aspecto com um foco central, um design subliminar e um enquadramento com os muitos serviços multimédia e market existentes na Internet, onde a Google tem voz activa. As evoluções nos serviços da Google, como no YouTube, se bem se lembra, preparavam já um novo mercado e um novo canal de comunicação e apresentação de conteúdos unificador.
Esta plataforma tem tudo para mudar a nossa experiência de utilização da televisão, algo que nunca tinha acontecido desde o seu aparecimento. Necessita ainda de tempo para maturar e crescer, mas promete ser algo de revolucionário. E claro, a Google tinha de estar presente nesta inovação.
Terá a Google TV pernas para andar e se tornar mais um electrodoméstico essencial na nossa casa? Vai ser esta a evolução natural da evolução? O tempo terá a resposta, mas dependerá muito dos utilizadores finais a sua adopção e massificação.
Artigos relacionados: