Os planos da Google para o seu carro autónomo são bem claros. Pretende desenvolvê-lo e criar uma plataforma para depois ser explorada e criada por uma qualquer marca que possa manter a sua produção.
Para já ainda é muito cedo para que se possa ter uma visão definitiva do que este carro vai ser, mas a Google anunciou agora que tem pronto o seu primeiro protótipo do seu carro autónomo, e que o vai testar até á exaustão durante os próximos tempos.
O design deste carro da Google foi apresentado no passado mês de Maio, e aí foi possível ter acesso ao que a Google entende ser o modelo que quer para o seu carro que se guiará sozinho.
Nessa altura ainda era apenas um modelo conceptual, mas que se baseava em muitas das funcionalidades que se esperariam vir a estar disponível.
Na verdade muitos dos seus componentes eram fictícios e muitos eles nem sequer funcionavam. A ideia dessa apresentação era mostrar os elementos básicos e essenciais, assim como a sua forma, que se esperava fosse a final.
Desde essa altura que a Google tem vindo a testar os diferentes componentes que juntos vão fazer parte do seu primeiro carro. Estes testes pretenderam validar da sua usabilidade e resistência, garantindo que são os ideais para fazer parte deste projecto.
Mas depois de todos estes testes é agora hora de os juntar todos sob o mesmo chassi e criar assim o primeiro protótipo do que será o carro autónomo da Google.
Foi isso que agora foi apresentado pela Google, revelando que este projecto poderá estar já nas estradas da Califórnia durante o ano de 2015.
Até chegar essa altura, a Google vai testar até à exaustão este protótipo e garantir que tudo está pronto para o seu grande momento, em que chegará às estradas reais.
Para já, e mesmo com todo o avanço que a Google fez no seu carro, os condutores de salvaguarda vão ainda estar presentes, para garantirem que conseguem assumir os controlos a qualquer momento, em caso de problemas com os carros.
Este projecto da Google tem evoluído muito durante os últimos anos, de onde passou de um apetrecho que era montado em cima de carros especialmente adaptados para ser agora um automóvel com linhas próprias e mais adaptado às funcionalidades que oferece.
Ainda vão faltar alguns anos para que possa ser comercializado e visto a circular livremente em qualquer estrada, mas os passos que precisam de ser dados estão agora a ser trilhados pela Google.
Este será o futuro e a Google está agora a construí-lo e a prepará-lo para todos nós, garantindo que todos os testes e avaliações são feitos da forma correcta.