O Projecto Glass está mesmo a avançar, embora tudo ainda muito incerto, face a uma aplicação prática e sustentável deste gadget. No entanto, a Google, juntamente com os primeiros detalhes da sua API para aplicações a desenvolver em torno do Glass, publicou uma lista de especificações técnicas para o dispositivo físico.
Por sinal bem generoso o que a Google tem para oferecer.
O Glass apresenta um ecrã com 640×360 de resolução, que a Google diz ser “equivalente a um ecrã de 25″ visto a 2,5 metros de distância”, vem equipado com uma câmara de 5 megapixels capaz de gravar vídeo a 720p e áudio que chega via transdutor de condução óssea.
Armazenamento generoso e ligação Cloud
O armazenamento será on-board, flash de 16GB, onde 12GB serão de facto utilizáveis e terá sincronização com o serviço Cloud da Google, presumivelmente o Google Drive. O Glass terá uma almofada de nariz ajustável e uma armação que poderá ser também ela ajustável a qualquer rosto, como refere a Google. Além disso, trará mais acessórios de outros tamanhos, como as almofadas de silicone do nariz, para que seja uma adaptação confortável a zonas do rosto.
A Bateria deverá durar um dia de “utilização normal”
Quanto à bateria, o Google afirma que o Glass irá durar até “um dia inteiro de uso normal”, apesar de haverem determinadas aplicações, como a gravação de vídeo e Hangouts, que poderão consumir mais e ter um maior impacto na durabilidade da bateria.
Conectividade inteligente
Mesmo com a possibilidade de o Glass carregar via ficha micro USB, a Google recomenda a utilzação do carregador AC para uma “longa e próspera” vida. Com uma conectividade inteligente o Glass suporta Wi-Fi 802.11 b/g e é compatível com “qualquer telefone com Bluetooth”, embora a funcionalidade possa variar. A lista de especificações também menciona uma aplicação que se chama “MyGlass” para telefones com Android 4.0.3 e superiores. Esta aplicação irá activar o suporte GPS e SMS.
Alguns desses detalhes irão ser conhecidos com mais detalhe quando o equipamento começar a ser usado fora do círculo de testers da Google e em breve já haverá muito mais informação. [via]