… para remover do seu motor de pesquisa.
Enquanto Portugal espera e desespera por uma decisão sobre a lei da cópia privada, a tal PL118 que revolta pelo “atentado” ao bolso dos portugueses, a Google tem diariamente em mãos uma tarefa gigante para analisar mais de 1 milhão de pedidos para remoção de links “piratas”.
Segundo o relatório de transparência criado pela Google para dar conta de um assunto sensível e polémico como é a questão de direitos de autor, como é a questão de saber se um link é ou não parte de um conteúdo pirata, a Google é solicitada pelas grandes empresas de conteúdos para remover mais de um milhão de links diários que levam a conteúdos que usurpam direitos autorais.
Tendo como exemplo a semana anterior, a gigante de tecnologia foi solicitada a remover cerca de 8 milhões de resultados do seu motor de pesquisa Segundo o site TorrentFreak aponta, a quantidade de avisos de remoção de direitos autorais enviadas para a Google tem sofrido um aumento brutal nos últimos tempos, principalmente depois destes dados terem sido tornados públicos. Este número diz muito também sobre esta nova vaga de “ataque” aos conteúdos, pois até há uns tempos estes pedidos eram de apenas algumas centenas por ano.
Há sem dúvida uma mudança comportamental na sociedade, o crescimento da Internet leva a uma maior partilha de conteúdos “com conteúdo duvidoso” mas as ferramentas disponibilizadas, as leis que os governos estão a implementar estão também a mudar e a condicionar a Internet. Há uma cegueira que está mudar a liberdade na Internet, isso pode levar a danos irreversíveis no maior espaço de partilha do mundo.