Os serviços de pagamentos móveis, que estão agora a chegar aos telefones estão a começar a levantar um interesse muito grande na industria.
A Apple marcou um novo rumo para este mercado ao trazer para o iOS o Apple Pay e agora a concorrência quer seguir-lhe os passos, para também conseguirem lucrar.
A Google quer agora revitalizar o seu Wallet, para que esteja à altura da oferta da Apple e ser a sua proposta.
O Google Wallet foi a primeira abordagem da Google no mercado dos pagamentos móveis, mas a sua aceitação acabou por ser reduzida, não tendo dado à gigante das pesquisas o impacto esperado.
Antes da Apple apresentar no mercado o Apple Pay a Google acabou por deixar cair de forma substancial o interesse no Wallet, tornando-o um serviço quase marginal na sua estrutura.
Mas a nova vida que este mercado está a ter levou agora a Google a querer fazer renascer o Wallet e para isso está a preparar acordos com algumas das empresas que foram os principais entraves no passado. Em particular as operadoras AT&T, Verizon e T-Mobile estão a ser abordadas pela Google para que possam estabelecer parcerias firmes para dar uma revitalização ao Wallet.
Esta abertura das operadoras, que agora está a surgir, resulta da intenção de compra da Softcard por parte da Google. Esta empresa, criada pelas operadoras, tem um sistema de pagamentos funcional e que pode complementar o Google Wallet.
Mas para além destes acordos com as operadoras, um dos principais foco deste serviço, a Google tem ainda estabelecido contactos com os bancos e com os próprios fabricantes de equipamentos, para que passem a estar preparados para incorporar estes novos sistemas.
Toda esta possível novidade ainda não foi tornada pública ou confirmada pela Google, mas o Wall Street Journal teve acesso a informações através de contactos com fontes ligadas a este processo.
Segundo o que foi publicado a Google pode estar a preparar-se para trazer esta nova vida ao Wallet já no final de Maio, durante a sua conferência I/O.
O interesse das maiores empresas ligadas ao mercado das tecnologias nestes sistemas de pagamentos está a crescer de forma exponencial. A Apple foi a primeira a apresentar um sistema mais alargado e mais funcional, tendo depois outras seguido os seus passos e preparando-se para apresentar as suas soluções.
O interesse da Google na Softcard e a compra da LoopPay pela Samsung mostra que estas empresas querem atacar este mercado e oferecer os seus serviços a todos os seus utilizadores.
Resta esperar e ver quais os sistemas que os utilizadores vão escolher e adoptar como norma, revelando assim quais os que tiveram mais sucesso.