Pplware

Google quer garantir protecção contra os ataques DDoS

A Google sempre se tem preocupado em mostrar e dar a conhecer projectos seus que salvaguardam os direitos e a liberdade na Internet. Para além disso tem sempre presente uma missão de protecção dos utilizadores contra as práticas que tentam atacar a utilização da Internet.

Foi ontem apresentado mais um projecto da Google, o Shield, que pretende proteger os sites contra os ataque DDoS, garantindo que estes não deixam de estar disponíveis.

A ideia da Google é alargar este serviço a todos os sites que o queiram usar, mas para já dedica-se a sites que fomentem a liberdade de expressão.

O Project Shield faz parte de um grupo de novos serviços que a Google apresentou e que pretendem dar protecção a sites contra ataques DDoS (negação de serviço distribuída).

Este serviço faz uso da estrutura da Google e assenta noutro serviço já em utilização que e pretende melhorar a performance de sites. O Page Speed consegue melhorar estas performances ao canalizar todo o tráfego pelos servidores da Google, que estão prontos para tratar de ataques e de picos de tráfego.

Para já a Google está a convidar todos os donos de sites que fomentem a liberdade de expressão ou que estejam ligados a movimentos cívicos para se ligarem ao Project Shield, mas prevê para breve alargar a sua oferta a outros sites, garantindo-lhes níveis de resiliência elevados.

Uma segunda ferramenta apresentada foi o Digital Attack Map. Este mapa interactivo consegue mostrar em tempo real, e com base em dados fornecidos pela Arbor Networks, os ataques de DDoS que estão a ocorrer na Internet.

Este mapa permite que vejam a origem e o destino dos ataques, ao mesmo tempo que podem também ver por país ou por data.

Esta informação, interessante na perspectiva de quem quer conhecer os impacto que este tipo de ataques pode ter, consegue dar uma imagem da distribuição que estes podem ter, quer na origem, quer no destino.

Por fim foi apresentado o uProxy. Esta extensão para o browser, ainda em desenvolvimento, pretende garantir que todo o tráfego Internet de um determinado utilizador seja encaminhado de forma segura e sem alterações para os seus peers conhecidos e que depois vão garantir que chega ao destino.

Desta forma não será possível que o trafego seja alterado ou capturado, garantindo que são usados caminhos seguros e fiáveis para o tráfego Internet dos utilizadores que se querem proteger.

Esta extensão está a ser desenvolvida pela Universidade de Washington e pela Brave New Software, e dentro em breve será disponibilizada a todos os que necessitem de a usar, quer para garantir a integridade do seu tráfego quer para garantir caminho seguro para todos os que necessitam.

Mais uma vez a Google embarca em projectos que visam garantir a liberdade de expressão e uma Internet livre de barreiras e de filtros.

Esta sua vertente humanista, muitas vezes esquecida e escondida, tem garantido que muitas situações sejam denunciadas e que o acesso à informação, fidedigna, seja garantido!


Homepage: Project Shield
Homepage: Digital Attack Map
Homepage: uProxy

Exit mobile version