Pplware

Google vai usar os balões do projeto Loon para ajudar Porto Rico

A natureza tem sido cruel com muitos países da América Central e com os Estados Unidos. Os vários furacões que passaram pelo Atlântico devastaram países e deixaram um rasto de destruição por onde foram passando.

Algumas das maiores empresas tecnológicas do planeta estão empenhadas em ajudar na reconstrução destes países e agora foi a Google a receber a autorização para colocar o seu projeto Loon a funcionar em Porto Rico e nas Ilhas Virgens.


A destruição causada pelo furacão Maria foi de tal ordem que as autoridades norte-americanas estimam que 83% das torres de comunicação em Porto Rico e nas Ilhas Virgens estão inoperacionais. Este cenário deixou estes dois países sem comunicações e sem capacidade para as recuperar em tempo útil.

Google vai ajudar a restabelecer as comunicações com o projeto Loon

É neste cenário de destruição que a Google vai agora implementar o projeto Loon, criado para procurar garantir as telecomunicações em áreas sem cobertura.

Recorrendo a balões, a Google espera criar novos pontos de telecomunicação que vão encaminhar entre si o tráfego das chamadas e das restantes comunicações para as poucas estações que ficaram em funcionamento.

A necessária autorização para colocar estes balões no terreno já chegou e a FCC deu à Google 6 meses de licença para que possa, em conjunto com 8 operadores locais, manter as comunicações até estas estruturas voltarem a estar funcionais.

O esforço das empresas tecnológicas para ajudar na reconstrução

Esta não é a primeira vez que a Google coloca este seu projeto em funcionamento. Já no início deste ano, durante as cheias que assolaram o Peru, o projeto Loon esteve a uso durante vários meses.

Também a Tesla está a procurar canalizar parte dos seus esforços para ajudar na garantia da existência de condições mínimas para as populações. Neste momento, o governo de Porto Rico e Elon Musk estão numa fase de conversações para decidir qual a melhor estratégia para levar a cabo o plano da Tesla.

Exit mobile version