As grandes empresas costumam reforçar as suas funcionalidades e os seus serviços indo ao mercado adquirir as pequenas empresas que detêm os serviços que lhes interessam. É uma prática muito comum e que tem sido usada por quase todas e cada vez mais se vê.
Depois do Facebook ter recentemente comprado o Instagram por mil milhões de dólares, novos rumores dizem que é a vez da Google ir ao mercado às compras, e a escolha recaiu sobre o Meebo.
A notícia ainda não passa de um rumor, mas segundo o site AlThingsDigital, a Google prepara-se para adquirir a Meebo por 100 milhões de dólares. Esta informação foi passada por duas fontes ligadas a este processo.
Quando confrontadas com esta informação, a Google e a Meebo não a confirmaram, limitando-se Google a indicar que não comentam rumores e o CEO da Meebo não esteve disponível para comentar.
A Meebo iniciou-se como empresa ao disponibilizar o serviço de IM através da Internet, permitindo que os utilizadores conversassem com outros utilizadores de diversas redes de IM dentro da mesma plataforma.
Posteriormente a Meebo aventurou-se com um novo serviço, a Meebo Bar, quer permitia uma maior interacção social nos sites e a apresentação de publicidade.
Actualmente a Meebo tem um serviço que concentra no seu site uma ferramenta que permite aos utilizadores criarem um perfil que reúne a informação que consideram útil e actualizada com elevada frequência.
A confirmar-se esta compra, a Google terá acesso a todas estas ferramentas e a uma equipa talentosa que tem disponibilizado ao longo dos anos ferramentas que podem ser de grande utilidade para a empresa de Mountain View.
Qualquer uma das ferramentas que a Meebo tem actualmente disponíveis pode dar à Google acesso a ainda mais informação sobre os seus utilizadores. Em especial, o acesso ao serviço de IM Web da Meebo Deixam de ter acesso apenas às mensagens trocadas no Google Talk, passando a aceder também às de outras redes.
Como foi dito no início, esta compra está ainda apenas no campo da especulação, mas a realizar-se faz todo o sentido para a Google. A sua rede Google Plus está em velocidade de cruzeiro, mas as funcionalidades que o Meebo podem trazer podem torná-la ainda mais apetecível para os utilizadores e isso traduz-se em lucros para a Google.[via]