Pplware

Google pode estar a preparar criptografia para o Gmail

Desde que as revelações feitas por Edward Snowden vieram a público que muitos começaram a pensar na forma de proteger os seus dados e principalmente as suas mensagens que circulam na Internet.

Várias foram as abordagens tentadas, todas com resultados mais ou menos conseguidos, mas sempre dependentes da aplicação de sistemas complexos.

A Google, segundo fontes internas da empresa, tem também estado a desenvolver trabalhos para conseguir encontrar uma solução simples de implementar criptografia no Gmail.

A implementação de mecanismos de criptografia vão permitir aos utilizadores do Gmail garantir que as suas mensagens estão realmente seguras e que não podem ser lidas por terceiros.

Estes mecanismos, apesar da sua importância, estão sujeitos a um problema crónico e que sempre afectou todas as implementações feitas. A sua elevada complexidade de utilização para um utilizador normal leva a que seja preterido.

Os mais recentes rumores, desta vez apresentados pelo site Venture Beat, mostram que a Google está a trabalhar num sistema destes para o Gmail, tentando resolver e uma vez por todas os problemas de segurança ao mesmo tempo que eliminam as barreiras de complexidade que estes sistemas têm.

A escolha da Google para o Gmail caiu, segundo as fontes do site Venture Beat, no mecanismo de cifra PGP (Pretty Good Privacy), que por experiência se tem mostrado difícil de quebrar.

O serviço de email da Google é completamente compatível com o PGP, havendo no entanto necessidade destes sistemas serem compatibilizados e introduzidos no Gmail.

Mas ao implementar estes sistemas a Google pode está a incluir uma limitação importante aos seus serviços. A utilização de criptografia de extremo a extremo vai retirar ao Gmail a capacidade de ler as mensagens dos utilizadores e assim poder apresentar a publicidade dirigida aos utilizadores, que é a base do seu modelo de negócio.

Mesmo sendo uma funcionalidade que muitos consideram importante e que garante a segurança e privacidade dos utilizadores, não existe data ou sequer uma confirmação destes desenvolvimentos.

Existem muitas barreiras a serem ultrapassadas para que o PGP chegue ao Gmail, algumas delas que podem colocar em causa o próprio modelo de negócio da Google para o seu serviço de email.

Mas o facto de surgirem rumores de que existem trabalhos neste sentido mostram que estes poderão um dia surgir, de forma a que todos possam tirar proveito dele, não apenas os utilizadores mas também a própria Google.

Exit mobile version