O sonho de qualquer fabricante de portáteis é reduzir ao máximo as suas dimensões e aumentar a portabilidade.
Sabe-se que a Google patenteou um teclado que dispensa a comum barra de espaço, possibilitando um touchpad ainda maior – estamos provavelmente na presença da evolução mais significativa dos últimos anos no que toca a teclados de portáteis.
O site Quartz reparou no recente registo por parte da Google de uma patente que representa um teclado de portátil cuja barra de espaço foi absorvida pelo touchpad/trackpad, a área de toque que permite controlar o cursor do rato.
As vantagens são óbvias: são centímetros ganhos que tornam futuros portáteis mais pequenos, compactos e possivelmente, mais leves. Afinal não é para aí que caminhamos?
A patente registada pela Google mostra claramente um touchpad que se torna parte daquilo que fora a barra de espaço. A patente é clara: a barra de espaço desaparece e o touchpad sobe no esquema do teclado. A função tradicional da barra de espaço fica assegurada pelo toque na área superior do touchpad.
Segundo a Google, esta tecnologia será capaz de distinguir claramente o toque para escrever o “espaço” e o arrastar do dedo para movimentar o rato. Basicamente, se o utilizador estiver a escrever, o toque na zona superior produz um “espaço”, por outro lado, se estiver a deslocar o cursor do rato, o toque simula um clique no rato.
Não existe qualquer indicação acerca do fabrico de equipamentos com esta tecnologia, mas não deixa de ser uma forma elegante de resolver o problema de espaço que acontecerá cada vez mais nos portáteis do futuro.
O que pensa acerca desta solução?