Desse há muitos anos que o Google é o motor de pesquisa padrão no Safari, o browser da Apple nos dispositivos iOS e Mac. No entanto, esta realidade não acontece porque a Apple pensa que é a melhor opção. Este é o motor predefinido porque existem muitos milhões de dólares em jogo. De acordo com uma estimativa feita por um analista do ramo tecnológico, a Google deverá pagar à Apple, só este ano, 9 mil milhões de dólares para permanecer o motor de busca padrão do Safari no iOS.
É um grande negócio para a Google estar dentro do ecossistema Apple como motor de pesquisa.
Na verdade, nenhuma das gigantes de Silicon Valley fala publicamente deste acordo, mas as estimativas mostram que deverão existir pagamentos muitíssimo elevados, na ordem dos milhares de milhão de dólares, por ano.
O analista Rod Hall acredita que a Apple é um dos maiores canais de fornecimento de tráfego para a Google e que as receitas são cobradas tendo em conta o número de pesquisas que os utilizadores de produtos da Apple originam a partir da Siri e dentro do próprio Safari.
No ano passado existiam cerca de 715 milhões de iPhones em uso e, certamente, este número subiu nos últimos meses. Deste modo, se realmente o número de iPhones em circulação for aquele que se pensa e se as estimativas de Hall estiverem corretas, a Google deverá estar a pagar, aproximadamente, 10 dólares por ano e por cada iPhone à Apple.
Esta relação da Apple e da Google, relativamente à utilização do motor de busca da empresa, tem sido bastante interessante de observar ao longo dos anos. Apesar da Apple utilizar o Google no Safari para iOS, a marca da maça também usa o Bing da Microsoft em muitos outros sítios, como por exemplo, navegar na web utilizando a Siri.
Hall acredita que o valor de 9 mil milhões de dólares que a Google deverá pagar à Apple em 2018 deverá crescer no próximo ano. Assim, este aumento poderá resultar num pagamento perto dos 12 mil milhões de dólares em 2019.
Quem não quiser utilizar o Google como motor de busca padrão no seu iPhone pode trocar facilmente. Basta ir às Definições e descer até encontrar o Safari. Aí pode escolher, para além do Google, entre o Yahoo, o Bing e o DuckDuckGo.
Ultimamente a Apple tem investido bastante nas categorias de serviços fornecidos pela empresa que, só em 2017, representaram 13% das receitas no ano fiscal de 2017. Sem dúvida, esta tem sido uma área de grande crescimento para a empresa de Cupertino.