A Google tem no seu leque de serviços funcionalidades que até há pouco tempo seriam apenas possíveis na nossa imaginação. O Google Now é um excelente exemplo e este assistente virtual tem conquistado o seu espaço e mostrado da sua utilidade.
Presente já nos dois principais sistemas operativos móveis, tem lentamente e de forma muito discreta, tentado dar o salto para o Desktop. Pois agora está a preparar-se para ficar de pedra e cal na versão para PC e Mac do Chrome, com a sua chegada à versão Canary deste browser.
O Google Now permite que os utilizadores tenham acesso a um conjunto de informação útil e que os pode ajudar a tomar decisões baseadas nos seus hábitos, na informação que têm no email e até nos locais por onde normalmente se desloca.
Pode ainda ser usado para efectuar pesquisas na Google, relacionando-as com as suas necessidades, podendo adicionar contactos ou até agendar eventos.
O Google Now tem estado a ser desenvolvido e direccionado principalmente para os sistemas operativos móveis, onde tem ma utilidade maior e mais directa.
Mas a Google nunca desistiu da ideia de o integrar também no seu browser, garantindo a todos os seus utilizadores o acesso à mesma informação que têm nos dispositivos móveis.
Foram várias as vezes que a Google chegou a avançar com alguns desenvolvimentos de integração do Now no Chrome, mas nunca foi mostrado uma versão estável ou plenamente funcional.
Mas agora a realidade é outra. O Google Now já chegou ao Chrome, à versão Canary deste browser, e permite que tenhamos acesso a alguns cartões que podemos já ver na versão móvel do Now.
Mas os cartões que o Now irá mostrar no Chrome não estão afectos ao computador onde este corre. A informação será recolhida com base nos dispositivos móveis onde a conta em uso estiver configurada.
Esta preferência prende-se com a maior precisão dos dados recolhidos e com a mobilidade que estes dispositivos têm, estando constantemente a recolher informação.
Google Now on Chrome shows a subset of the Now cards you see on your mobile device, which uses your device’s location.
You can edit your location settings (Location Reporting and Location History) on your Android or iOS device at any time.
Por depender dessa informação, para poderem usar o Now no Chrome necessitam de o ter configurado num dispositivo móvel e ter também activa e funcional o Histórico de localizações.
If you have Google Now turned on, on multiple devices, you will need to manage your location settings for each device independently.
You’ll only see location based Google Now Cards on your desktop for devices that have Location Reporting turned on.
Como activar o Google Now?
Para já o Google Now está disponível apenas na versão Canary do Chrome. Esta versão, de testes e propensa a erros e problemas é a antecâmara das novidades que surgem neste browser.
Se quiserem testar o Google Now e ver o que a gigante das pesquisas está a preparar para o seu browser necessitam de o ter instalado.
Depois disso precisam de activar uma flag específica para terem o Now disponível. Coloquem na Omnibar o seguinte endereço: chrome://flags/#enable-google-now e acedam-lhe com um Enter.
A opção referente ao Google Now deverá estar com o valor Predefinição, devendo passar a estar com o valor Activado.
Após esta mudança devem reiniciar o Chrome, quer através do botão presente nesta janela ou com o fechar de todas as janela do browser.
Após estes passos vão ver surgir os cartões associados à conta configurada na zona de alertas do Chrome. No OS X podem encontrá-la na barra de menus e no Windows na área de Notificações.
Se são já utilizadores do Google Now sabem bem da utilidade deste serviço e a forma como ele nos dá informações úteis e preciosas para podermos tomar as nossas decisões e gerir o nosso dia-a-dia.
A sua chegada ao Chrome vem abrir mais um canal de informação onde podemos ver todos os cartões associados à nossa informação e assim estarmos permanentemente informados.
Ao ser agora integrado na versão Canary do Chrome, mostra que o Google Now para o Chrome está numa fase de maturação já bastante elevada e que dentro em breve estará disponível a todos na versão estável!