Pplware

Google Galaxy Nexus não vai receber o Android 4.4 KitKat

Ontem foi o dia do lançamento da nova versão do Android, a famosa versão KitKat, juntamente com a apresentação do novo dispositivo móvel da Google, o Nexus 5.

Estas duas novidades eram muito esperadas e muitos rumores davam tentavam adivinhar a data de lançamento, que foi marca e remarcada. Mas também as fugas de informação ajudavam a tentar desvendar o que a Google iria apresentar e foram  inúmeras as vezes que apareceram notícias com as especificaçõesimagens.

Mas o lançamento do novo Android 4.4 acabou por deixar um amargo de boca a todos os detentores do Galaxy Nexus. Segundo a Google, este equipamento não irá receber esta actualização.

As razões que a Google apresenta para a não disponibilização da versão 4.4 do Android para estes equipamentos estão a deixar incomodados os actuais possuidores destes equipamentos.

Numa primeira versão oficial, a razão apresentada para a não inclusão do Galaxy Nexus na lista de equipamentos com suporte para o KitKat prendia-se com a idade do equipamento e que ultrapassava os 18 meses garantidos pelo gigante das pesquisas.

Na página de suporte do Nexus a Google é explicita na resposta a essa questão e aponta como a causa desta falta de suporte a idade do equipamento e o período mínimo de suporte a ser dado.

Por que motivo é que o Galaxy Nexus não vai receber a atualização para o Android 4.4?

O Galaxy Nexus, lançado inicialmente há dois anos, encontra-se fora do período de atualização de 18 meses, em que a Google e outros fornecedores atualizam habitualmente os dispositivos.

As especificações desse Nexus mostram que este equipamento tem todas as características necessárias para correr o Android 4.4, em especial 1 GB de memória, quando o KitKat requer apenas 512 MB.

Ficava assim pouco clara a razão pela qual a Google tinha excluído o Galaxy Nexus da lista de equipamentos suportados pela mais recente versão do Android.

Em declarações posteriores foram apresentadas outras razões, estas mais adequadas e com mais lógica.

Segundo a Google o Galaxy Nexus usa um processador fabricado pela Texas Instruments, que deixou de estar activa na produção de processadores para smartphones, e cujos drivers foram descontinuados, o que impede a instalação e o funcionamento correcto funcionamento do Android 4.4 neste equipamento.

Apesar de todas as razões que possam existir para esta exclusão, seria esperado que os equipamentos Google tivessem um tempo de suporte ao sistema operativo maior. São vários os SO’s concorrentes que conseguem ser instalados em equipamentos mais antigos e que não apresentam estes problemas.

A versão que pretende acabar com a fragmentação que existe no Android acaba por introduzir ainda mais, num ecossistema que dificilmente conseguirá reorganizar-se e atingir o patamar de estabilidade e uniformidade pretendido.


Homepage: Android 4.4 KitKat

Exit mobile version