Pplware

Google não vai desenvolver aplicações para o Windows 8

… pelo menos num futuro próximo!

A chegada de novos sistemas operativos obrigam sempre as empresas que desenvolvem software a criar novas versões adaptadas a estes, para que possam ser completamente compatíveis e para que possam aproveitar as novas potencialidades.

A Google, empresa que tem muitos serviços e aplicações disponíveis para os muitos sistemas operativos disponíveis, não parece muito interessada em desenvolver software para o Windows 8, pelo menos essa foi a informação que foi transmitida numa entrevista pelo director de desenvolvimento das Google Apps, Clay Bavor.

Esta decisão será aplicada ao novo Windows 8 e ao Windows Phone 8. A razão para esta tomada de posição prende-se com a falta de interesse dos seus clientes nestas plataformas.

Ao tomar esta decisão, a Google está a colocar de lado a hipótese de criar e desenvolver aplicações como a de Gmail ou Drive para o Windows Phone 8, onde poderiam ser utilizadas em detrimento de outras já existentes ou do cliente de email, no caso da aplicação de Gmail.

We have no plans to build out Windows apps. We are very careful about where we invest and will go where the users are but they are not on Windows Phone or Windows 8

O focus da Google para os próximos meses sera centrado na melhoria das aplicações existentes para Android e para iOS. Durante o ano de 2012 foram trazidas muitas e novas funcionalidades para estes dois sistemas operativos, o que permitiu melhorar de forma muito significativa a experiência de utilização dos utilizadores.

Foram apresentadas novidades na edição de documentos e no seu acesso, o que vieram também ajudar a fomentar a ideia de que o trabalho assente na cloud e nos seus elementos podem ser o futuro que as empresas necessitam e onde estas devem assentar.

In 2012 we’ve laid some of the ground work and really improved the experience of our core apps on mobile devices, such as adding native editing of spreadsheets for both iOS and Android apps.

We really see these as the first versions of our mobile experience, though, so we will continue to make big investments in mobile in 2013 with the goal of having beautiful mobile apps.

Apesar desta tomada de posição por parte da Google, não está tomada uma decisão definitiva e será o mercado a determinar qual o rumo a ser tomado.

Se a penetração destas plataformas atingir níveis que a Google considera interessantes irá canalizar os seus esforços para que as aplicações sejam criadas e disponibilizadas aos utilizadores.


Homepage: Google Windows 8

Exit mobile version