Pplware

Google Maps demonstra ilha no Oceano Pacífico que não existe

A maioria dos internautas, decerto conhece e habitualmente explora as fantásticas funcionalidades oferecidas pelo serviço de mapas da Google, o Google Maps.

No entanto, recentemente descobriu-se que surge, no Google Maps e no Google Earth, uma ilha que na realidade não existe.

A ilha em questão designa-se Sandy Island, mas em seu lugar existe apenas água e recifes de coral.

Os serviços de Mapas da Google são, na verdade, ferramentas fantásticas a vários níveis, quer para conhecimento, curiosidade, pesquisa, fins profissionais e educacionais, etc.

No entanto parece que há algo que está a mais, naquilo que este serviço exibe.

Recentemente, um grupo de cientistas australianos da Universidade de Sydney, constatou que a ilha designada Sandy Island, que se encontra nos mapas do Google Maps, Google Earth e até em mapas marítmos, na verdade não existe.

A ilha, que supostamente se encontra entre a Austrália e a a Nova Caledônia, foi pesquisada pelos cientistas que, invés de terra firme, encontraram apenas água e recifes de coral.

Segundo a investigadora Maria Seton contou à agência AFP, “queríamos investigar, porque os mapas diziam que a água tinha uma profundidade de 1,4km nesta área, o que é muito fundo. […] A ilha estava no Google Maps e, quando lá chegámos, não havia nada. Ficámos confusos. É bastante bizarro”.

Seton afirma que o grupo não sabe o que aconteceu, mas tenciona continuar a investigar os motivos pelos quais aquele terreno se encontra no mapa.

Outra curiosidade deste caso, é que a Sandy Island apenas aparece quando o sistema do Google Maps exibe em formato Satélite. Se se alterar para o formato Mapa, a ilha já não irá aparecer.

Por sua vez, o Serviço Hidrográfico da Austrália, responsável pela produção das cartas náuticas do país, afirma que o erro pode estar relacionado com uma falha humana que se tem repetido ao longo dos anos.

A Google também já deu o seu parecer sobre esta situação, onde um porta-voz da empresa indicou que “o mundo está em constante mudança, e manter-se actualizado sobre essas mesmas mudanças é um esforço constante”.

Assim sendo, confira agora o leitor, a ilha fantasma Sandy Island, aqui.

[via]

Exit mobile version