No dia em que comemorou o quinto aniversário do seu browser, a Google lançou uma novidade para o seu browser. Esta nova linha de aplicações irá ser usada de forma diferente da que estamos habituados.
Com estas novas aplicações o Chrome deixa de ser apenas um browser e passa a ser uma plataforma completa, saindo do seu limite (as janelas) e passando a ocupar o ambiente de trabalho.
As novas aplicações vão deixar de estar confinadas às janelas do browser e passam a ter as suas janelas próprias, ao mesmo tempo que conseguem fazer uso de todas as características únicas que o Chrome disponibiliza.
São similares a todas as aplicações que temos nos nossos computadores e ou nos nossos telefones, mas com a vantagem de correr dentro do motor do Chrome.
Estas novas aplicações vão ser lançadas directamente a partir do novo lançador de aplicações do Chrome, que tem estado em testes há algum tempo nas versões.
Alojado na barra de tarefas, este lançador funciona de forma independente do Chrome, e nele podem achar as aplicações que têm instaladas e prontas a ser usadas.
Estas novas aplicações permitem que trabalhemos em modo offline, numa interface completamente limpa dos elementos que caracterizam o Chrome e com ligação à Cloud, onde podemos guardar os nossos documentos.
As evoluções que o Chrome tem tido a nível de interacção com o hardware das máquinas onde corre vão permitir que estas aplicações façam uso destes componentes, quer sejam dispositivos USB, bluetooth, câmaras ou outros dispositivos que o sistema reconheça.
Na mesma filosofia que existe com as restantes aplicações e extensões, as actualizações são automáticas e feitas pela Chrome Store, garantindo assim a maior segurança dos utilizadores.
Claro que, por serem incorporadas com o Chrome, também aqui podemos usar os mecanismos de sincronização. Vamos assim poder retomar a utilização destas aplicações em qualquer dispositivo onde tenhamos a nossa conta autenticada.
E claro, os mecanismos de segurança do Chrome vão ser usados. Vão ser isoladas e mantidas em processos que não conseguem chegar a zonas do sistema que podem ser sensíveis.
A lista das aplicações pode ser encontrada numa nova zona das loja de aplicações do Chrome – Para o Computador – e inclui já algumas aplicações de peso, que estão prontas a ser usadas.
Destacamos aqui algumas aplicações como 500px, Pixlr Touch Up, The Economist, Pocket, Wunderlist, Gliffy e o Google Keep, entre outras. Existe inda um número largo de jogos já disponíveis, com títulos como Cracking Sands, Tank Riders, Spelunky ou They Need to be Fed.
Para já estas aplicações estão apenas disponíveis para a versão Windows do Chrome e para o Chrome OS. O Linux e o OS X vão ter de aguardar mais algum tempo até as poderem usar.
Este é um excelente presente de aniversário para o Chrome. Somos nos, os utilizadores, que vamos usufruir dele, mas é uma novidade excelente e que torna o Chrome cada vez mais completo e com capacidades que excedem a que é a sua origem, um simples browser.