Ao criar o Android Wear a Google abriu um novo rumo para os dispositivos móveis que podemos usar. Talhado para smartwatchs e outros dispositivos que ainda vão surgir, este sistema operativo está preparado para lidar com estes ecrãs de menores dimensões, onde toda a informação dos smartphones é apresentada.
Estava planeada e prometida uma actualização de peso para este novo sistema operativo para o final do ano, que iria trazer novidades de monta para o Android Wear. Pois esse dia chegou a nova versão está já a ser disponibilizada.
A versão 5.0 do Android Wear traz para este sistema operativo algumas das novidades importantes, sendo a maior delas dedicada às watchfaces.
Estes novos mostradores digitais eram esperados desde o início do lançamento deste sistema operativo e vêm agora dar uma liberdade aos utilizadores que não era possível ter.
A acompanhar este lançamento surge também uma nova API da Google, dedicada ao desenvolvimento desta nova vertente, bem como uma área dedicada exclusivamente na Play Store a estas novas opções.
Estas novas caras que vão poder ser usadas nos smartwatchs que correm Android Wear vão poder ser instaladas tal como qualquer outra aplicação da Play Store, ficando de imediato disponíveis nestes dispositivos.
A Google espera agora cativar os programadores para criarem novos e interessantes mostradores de relógio digitais, para enriquecer ainda mais a oferta que tem e dar um ainda maior interesse a estes dispositivos.
#AndroidWear update is rolling out, and the Watch Face API is now available! Learn about it from @waynepiekarski at http://t.co/wt45GDPxHz
— Android Developers (@AndroidDev) 10 dezembro 2014
Mas para além da grande novidade da API das watchfaces, esta nova versão do Android Wear traz também outras melhorias que eram esperadas.
Passa a ser possível aos utilizadores recuperar cartões que tenham sido dispensados e a lista de acções, associadas à pesquisa e comandos que podemos dar ao Google Now, passa a estar organizada de forma diferente, privilegiando as que mais recentemente foram usadas.
Também a luminosidade do visor dos smartwatchs foram alvo de melhorias, passando a existir dois novos modos, o “Teatro” e “Luz do Sol” que permitem retirar ou aumentar a luminosidade do visor consoante a necessidade.
Estão também acessíveis várias opões de configuração directamente no ecrã principal do Android Wear, bastando ao utilizador fazer swipe para baixo.
Por fim, e para garantir uma ainda melhor gestão do Android Wear, passa a ser possível através da aplicação para Android, controlar quais as aplicações que enviam alertas para o Wear e também consultar os consumos de bateria e de espaço de cada uma das aplicações presentes.
Esta é uma das maiores actualizações que a Google lança para o Android Wear, trazendo-lhe novidades que eram esperadas quase desde o seu lançamento.
A nova API de watchfaces era de longe a mais aguardada e a que mais interessa a todos os que têm já um smartwatch. Pode-se agora finalmente escolher da lista disponibilizada pela Google a que queremos ter presente, sem ter de recorrer a aplicações de terceiros.