Pplware

Google já é operador móvel virtual em Espanha

As potencialidades que os operadores móveis virtuais têm são imensas. Conseguem ter uma rede móvel recorrendo aos equipamentos dos operadores tradicionais, podendo escolher para os seus clientes as melhores tarifas e assim conseguir melhores preços de mercado. Existem já em Portugal algumas redes destas e que fornecem serviços de voz para os seus clientes, sem que pertençam a uma das redes ditas “físicas”.

Uma notícia que saiu ontem dá conta da Google estar a preparar a sua rede móvel de voz assente no modelo de operador virtual em Espanha.

Segundo uma fonte bem informada de um fórum espanhol, a Google Espanha começou a distribuir aos seus engenheiros e funcionários um Starter Pack com um Nexus S e com o SIM que podem ver na imagem acima.

Os cartões distribuídos são de vários operadores e destinam-se a testar qual deles oferece o melhor serviço e a melhor estrutura. Um desses cartões é o da Google e usa a sua infraestrutura virtual para prestar o serviço.

A ideia da Google ao criar a sua rede virtual de voz prende-se com a vontade desta em trazer para a Europa o Google Voice.

O GrandCentral ou Google Voice, é um serviço gratuito oferecido pela Google, atualmente num teste beta privado, que permite receber telefonemas e correio de voz diretamente em seu blog.

A ferramenta foi criada pela empresa de mesmo nome, adquirida pela Google, em Julho de 2007, que agora trata da migração do sistema para seu conjunto de serviços.

Aguarda-se para os próximos tempos, e após o sucesso desta experiência em Espanha, o alargamento destas redes ao resto da Europa.

Esta é a forma engenhosa que a Google arranjou de trazer para a Europa o seu serviço Google Voice, sem ter de estar a negociar com os diferentes operadores de cada país.

Resta saber quais vão ser as restrições que estas redes vão ter e se vão suportar todos os equipamentos (não Android).

Uma garantia pode a Google dar. Os preços a serem praticados nestas redes móveis virtuais vão com certeza ser muito baixos. Basta ver os preços que são praticados no serviço nos Estados Unidos.

Aguardemos então pela disseminação destas redes móveis virtuais com o selo Google. Portugal, dado o seu excelente mercado de dispositivos móveis, era um excelente mercado para ser o próximo alvo da Google. Aguardemos![via]


Homepage: Google Voice

Exit mobile version