Pplware

Google I/O 2013 – Google+: As novidades que surgiram

No primeiro dia do Google I/O, evento que decorre entre os dias 15 e 17 de Maio, foram muitas as novidades já apresentadas. Só para o Google Plus foram anunciadas 41 novas  funcionalidades, algumas das quais já estão disponíveis ao publico em geral.

Neste artigo, damos a conhecer as principais novidades, das quais se destacam um novo Google Maps, novo IDE para programação Android, melhorias significativas no Google+, disponibilização de uma plataforma independente para Hangouts, novo serviço de musica Play Music All Access…e muito muito mais.

São novidades que pretendem tornar o Google Plus ainda mais simples de usar e para permitir uma utilização mais integrada com os nossos conteúdos e com as suas possibilidades.

São várias as novidades mas apenas vamos apresentar as mais importantes e que vão saltar à vista de quem usa o Google Plus.

Design moderno, vários dispositivos e mais para explorar

O Google Plus foi redesenhado e apresenta uma cara nova. O Stream, fonte das nossas noticias e do que partilham os nossos contactos foi redesenhado e passou a apresentar mais informação no mesmo espaço que estava antes disponível.

Passamos a ter esse Stream com uma, duas ou três colunas de informação, consoante a largura do ecrã que estamos a usar para ver o Google Plus.

Essa adaptação de layout faz também parte das novidades do Google Plus. Está mais adaptado às mudanças de terminais que usamos e adapta-se de forma natural às diferentes dimensões e ao espaço disponível.

A atenção aos conteúdos multimédia foi também tida em consideração e agora as imagens e os vídeos podem ocupar uma área muito maior do nosso ecrã, para que possamos ver esses conteúdos de forma mais absorvente.

Também a relação entre os conteúdos foi melhorada. Com a introdução de relações entre hashtags passa a ser possível vermos todos os conteúdos que se relacionem, facilitando assim o descobrir de novos conteúdos relacionados.

Hangouts, uma nova forma de comunicar

Esta novidade tem vindo a ser falada na forma de um rumor há algum tempo. Primeiro chamava-se Babel e seria uma forma de a Google integrar todos os sistemas de mensagens numa única aplicação.

O Hangouts, também hoje anunciado é bem mais do que um serviço ou uma aplicação. É a forma de termos as nossas conversas do Gmail e do Google Plus integradas numa única interface e acessíveis em qualquer dispositivo.

Ao mesmo tempo que foi feito o anuncio do Hangouts foram também apresentadas as três plataformas onde ele pode ser já acedido. Usem-no no iOS, no Android, no Chrome ou no Google Plus e Gmail, de forma transparente e transversal.

Todas as conversas e o que partilharem (fotos, textos ou vídeos) vão estar disponíveis para consulta posterior.

O Hangouts não se limita a ser apenas texto mas é a fusão do que já tínhamos nos dois serviços da Google. O Google Talk misturou-se com o Hangouts do Google e podemos ter conversas ou chamadas de vídeo com vários contactos ao mesmo tempo.

Melhore fotos em menos tempo

As imagens são uma parte muito importante do Google Plus e de qualquer outra rede social. É uma parte muito importante do que partilhamos e serve também para as guardarmos.

A Google resolveu dotar o Google Plus com algumas ferramentas muito úteis para todos os que colocam lá as suas imagens.

Em primeiro lugar passará a ser feito um backup automático de todas as fotografias que estiverem nos vossos dispositivos móveis, sempre contra uma autorização prévia.

Desta forma garante-se que no caso de problemas as fotos estão salvaguardadas e disponíveis para os utilizadores.

Depois foi adicionada a capacidade de fazer a escolha das melhores fotos, de forma automática e sempre baseada nos gostos de cada utilizador. Com esta categorização fica mais simples agrupar e partilhar essas fotos. Deixam de ter de percorrer todos os álbuns para escolher as melhores.

Para trabalhar e melhorar as fotografias que enviarem para o Google Plus passa a haver uma forma de as melhorar automaticamente. Factores como a luminosidade, contraste, exposição e outros passam a poder ser alterados sem a intervenção do utilizador, bastando aceder à visualização da imagem. Claro que todas estas alterações podem ser retiradas.

A última novidade é a capacidade que o Google PLus passou a ter para criar fotos com base nas imagens que submeterem. Podem criar animações com base em fotos sequenciais, criar imagens com as melhores de um grupo, colar imagens panorâmicas ou colar com base num fundo comum.

Todas estas novidades podem ser já encontradas no Google Plus e permitem melhorar uma interface já muito boa e adicionar funcionalidades a este excelente serviço.


Homepage: Google Plus

Exit mobile version