Pplware

Google Images – A nova cara da pesquisa de imagens

A Google tem dedicado os últimos tempos a tratar das interfaces dos seus serviços. Começaram pela página de pesquisa e introduziram-lhe a barra esquerda, para permitir uma melhor filtragem dos resultados, e depois trataram de criar a possibilidade de adicionarmos as nossas imagens como wallpaper. Desta vez resolveram pegar na, já algo gasta, página de apresentação da pesquisa  imagens e resolveram melhorá-la. As novidades saltam logo à vista de quem realiza as pesquisas nesta zona do motor de busca, mas nós vamos dissecá-las uma a uma.

Esta alteração está ainda a ser disseminada pelas páginas de pesquisa de imagens disponíveis nos diferentes idiomas suportados, pelo que não estranhem se ainda não estiver disponível no idioma que normalmente utilizam. Testamos em inglês (images.google.com) e ai estava já acessível. Se pretenderem, comparem com a versão portuguesa que ainda estava com o layout antigo.

Mas comecemos com a apresentação das alterações. Se estavam habituados à imagem antiga esqueçam-na já pois não tem muito a ver com o que agora temos. Passamos a ter uma disposição das imagens, com uma aproximação mais real das dimensões destas. Desaparecem assim as miniaturas que nem sempre permitiam ver ou perceber as imagens apresentadas. Não estão à escala real, mas pelo menos já aparecem maiores e perceptíveis.

A segunda alteração está relacionada com a quantidade de imagens que são apresentadas. Deixamos de ter apenas 20 (ou menos) imagens a serem apresentadas. Agora temos até 1000 imagens apresentadas na mesma página. Escusam de andar a navegar de página em página à procura do pretendem. E se pretenderem ver mais podem sempre carregar no botão Show more results.

Para não se perderem no meio de tantas imagens, o conceito de páginas foi mantido. Existe a divisão por páginas, mas apenas para indicação visual e para controlo vosso.

A navegação das páginas foi também alterada, passando a poderem usar as teclas page up e page down para navegarem para a página seguinte ou para a anterior, mas sempre dentro da mesma página carregada.

Vão com certeza também reparar que ao passarem com o rato por cima de cada uma das imagens vai ser apresentado um pop-up com a imagem aumentada e com a informação relativa a essa imagem (nome, dimensão e localização). Essa informação foi retirada da página de apresentação de resultados, para a manter mais “limpa”.

As alterações não se ficam apenas pela página de apresentação de resultados. Foram também introduzidas mudanças na forma como as imagens são apresentadas no seu “ambiente”.

Agora, sempre que clicarem numa das imagens em vez de aparecer a página onde ela está inserida, passa a aparecer um popup com a imagem em tamanho natural e com a página de origem por baixo, com um sombreado para dar realce à imagem. Se clicarem em qualquer zona dessa página a imagem desaparece e podem ver a página que alberga essa imagem, percebendo assim o contexto em que está aplicada.

São estas as alterações de fundo que a Google aplicou no seu motor de pesquisa de imagens. O salto qualitativo foi grande e a simplicidade de utilização foi também aumentada. A Google espera agora que os utilizadores também gostem e que usem ainda mais esta página de pesquisa.


Homepage: Google Images

Exit mobile version