Pplware

Google I/O 2019: o que esperar do maior evento dedicado ao Android

Smartphones, Q, e Stadia. Ou, por outras palavras, uma nova geração de smartphones Android para o segmento de gama média – Pixel 3a, bem como o 3a XL. Em seguida contamos também com a divulgação das capacidades do Android Q (10.ª versão) e, por fim, novidades sobre o Stadia durante a Google I/O 2019.

A ordem de apresentação das novidades provavelmente será outra, contudo, estas são as “certezas”.


As presenças confirmadas pela própria Google, pelas fugas de informação, bem como pelo hábito e tradição da tecnológica norte-americana. Assim sendo, sabemos de antemão que a próxima versão do sistema operativo para dispositivos móveis, o Q ou a 10.ª versão da plataforma, será bastante detalhada durante a keynote.

 

O que esperar da Google I/O 2019?

Será aí, quando Sundar Pichai e outros executivos da empresa subirem ao palco que terá início uma das maiores apresentações do ano. Em boa verdade, este é o momento mais esperado pelos fãs do sistema operativo e ecossistema Android. Um certame repleto de novidades emanadas de Mountain View.

Será no dia 7 de maio de 2019 que terá início, no Shorline Amphitheatre em Mountain View, no estado norte-americano da Califórnia. Aí, “todas as coisas Google” subirão ao palco, desde os smartphones, às respetivas assistentes e haverá até lugar para nós, seres humanos.

Em primeiro lugar, precisamos de uma nova sobremesa. Aliás, de preferência a começar pela letra Q, o que será um desafio considerável. Entretanto, temos ainda tempo até que a sua distribuição oficial comece, em agosto ou setembro próximo. Ainda assim, esta será uma das maiores e mais aguardadas novidades.

 

Em primeiro lugar, o Android Q

Ainda que já se conheçam algumas das suas capacidades, graças às versões beta e fugas de informação, agora teremos a confirmação. É, para todos os efeitos, o momento pelo qual os utilizadores da plataforma mais anseiam. Ficar a saber tudo o que a nova versão nos oferecerá e, quiçá, até mesmo o nome final.

Desde o Dark Mode nativo até ao sério reforço da privacidade. Além disso, teremos também mais controlo sobre as funções do sistema e produtividade alargada. Tudo isto e muito mais deverá ser finalmente apresentado de forma oficial. Até lá, vejam-se todas as fugas de informação.

 

Os smartphone da linha Google Pixel

Imensamente divulgados antes da apresentação, já não há surpresas em torno destes smartphones Android. Os novos Google Pixel 3a serão smartphones de gama média, mas com alguns trunfos. Não só as atualizações de sistema durante três anos, mas todos os automatismos e o sistema operativo no seu estado mais puro.

Será, ao mesmo tempo, o regresso dos smartphones algo económicos da empresa norte-americana. Uma homenagem aos Nexus de outrora que tantos fãs granjearam com o seu preço então apelativo. Ainda assim, os novos Pixel 3a e Pixel 3a XL não serão propriamente baratos. Acessíveis sim, económicos…talvez.

 

O Google Stadia

O Google Stadia é um dos produtos mais incríveis da empresa. Uma nova plataforma de streaming de jogos em alta qualidade, sem depender da consola física. O serviço foi apresentado oficialmente em março último, mas carecemos ainda de vários detalhes como, por exemplo, o preço da subscrição do serviço em si.

A Google promete que este serviço conseguirá fazer o streaming a 4K a 60 fps, além de reproduzir conteúdo em HDR em qualquer ecrã. Seja o computador, o smartphone, o tablet, o Chromebook ou a TV, o importante é não termos barreiras, nem cabos – apenas uma ligação à internet.

Esta é talvez a maior revolução para o mundo Gaming desde a introdução do GameBoy original pela Nintendo há tantos anos. Também então, a portabilidade ganhou um novo significado.

Agora, temos apenas que aguardar até ao dia 7 de maio pelo início do evento.

Exit mobile version