Pplware

Google e Facebook vítimas de phishing e perdem 100 milhões

Cada vez mais estamos alertados para estarmos atentos a esquemas de phishing, sabendo reconhecer os sinais óbvios destas tentativas de roubo de dinheiro. É, no entanto, normal que exista quem caia nestas farsas.

O que não se esperava é que dois gigantes da tecnologia caíssem como um qualquer incauto. A Google e o Facebook foram vítimas de phishing e perderam em 2 anos mais de 100 milhões de dólares.


Esta história veio a público em março deste ano e começou por ser anónima e apenas referia que Evaldas Rimasauskas, um Lituano de 48 anos, teria entre 2013 e 2015 enganado duas empresas do ramo da tecnologia. Com a sua prisão este esquema teria terminado e o caso estaria a ser resolvido pela justiça.

Mas uma investigação da revista Fortune acabou por descobrir quem são estas duas empresas e revelou que se tratava da Google e do Facebook. Ao todo, e no período de dois anos foram mais de 100 milhões de dólares que foram roubados.

O esquema era simples e passou por Rimasauskas conseguir convencer os gestores dos dois gigantes que trabalhava para um fabricante de equipamento eletrónico de Taiwan. Roubando endereços de email, facturas e contratos conseguiu convencer que estava a ser fornecido equipamento, e receber pagamentos pelos mesmos.

Os documentos que foram libertados pelo tribunal não referiam quais eram as empresas, mas descreviam que estas estavam associadas a serviços de Internet e a social media online e em rede. A investigação da Fortune acabou por revelar que estas duas empresas eram a Google e o Facebook.

Em declarações, tanto a Google com o Facebook confirmaram ter ser sido vítimas deste esquema, mas revelaram que todo o dinheiro que tinha sido enviado para Evaldas Rimasauskas terá sido recuperado, não revelando no entanto os valores em causa.

Evaldas Rimasauskas tem agora à sua frente um processo em tribunal que poderá custar-lhe até 20 anos de prisão por cada uma das acusações de fraude, lavagem de dinheiro e roubo de identidade.

Via: Fortune

Leia também:

Exit mobile version