Pplware

Google e Samsung acordam partilha de patentes por 10 anos

As patentes são um dos principais activos que as empresas de tecnologia podem ter. São a sua salvaguarda e a garantia que as tecnologias que desenvolvem não podem ser usadas por mais ninguém sem o seu consentimento expresso.

São também um dos principais motivos de disputa entre os gigantes da industria e a razão por que muitas vezes existem batalhas legais.

A Samsung e a Google anunciaram agora uma parceria que durará 10 anos e que permite que estas duas empresas partilhem parte dos seus catálogos de patentes.

O acordo anunciado agora por estas duas empresas vai permitir que estas partilhem os seus catálogos de patentes e que estas sejam usadas para investigação e no desenvolvimento de novas tecnologias e serviços.

O acordo terá a duração de 10 anos e permitirá também que estas duas empresas se defendam mutuamente caso surjam novos processos referentes à utilização de tecnologias pertença a uma das duas empresas.

Claro que há ainda uma última situação e que garante que ambas as empresas não se processem e que se vão proteger de forma a estarem blindadas contra processos em tribunal.

Do lado da Google, este acordo vem garantir a redução do potencial para litígios e aumentar o foco na inovação.

We’re pleased to enter into a cross-license with our partner Samsung.

By working together on agreements like this, companies can reduce the potential for litigation and focus instead on innovation.

A Samsung encara esta parceria da mesma forma e quer mostrar que ainda há espaço na industria para parcerias que vão revelar inovações e desenvolvimentos num futuro próximo.

This agreement with Google is highly significant for the technology industry.

Samsung and Google are showing the rest of the industry that there is more to gain from cooperating than engaging in unnecessary patent disputes.

Esta não é a primeira vez que a Samsung se associa à outros gigantes para garantir o acesso a patentes e a informação tecnológica privilegiada. Ainda estão em vigor as suas parcerias com a Microsoft, Nokia e Intellectual Ventures.

A aproximação à Google e ao Android vem numa altura em que a Samsung está a desenvolver esforços para lançar o Tizen, o seu sistema operativo para dispositivos móveis.

Esta parceria garante à Google que o fabricantes que mais equipamentos Android vende se mantêm junto da sua esfera de influencia.

É uma parceria com lucro óbvio para ambas as partes, mas que vai muito além da protecção e do desenvolvimento, garantindo uma presença forte de ambas as empresas nas esferas de influência.

Exit mobile version