A comunicação entre as pessoas é um factor de investimento por parte das empresas de software. Facilmente um sistema ou software que caia em graça, consegue projectar o seu criador à esfera global com milhões de utilizadores.
Assim se passou com o software de vídeo-conferência Google Duo. Este software quer ombrear com o Skype em popularidade e com o FaceTime em qualidade e versatilidade. Mas será que vai conseguir?
Então o que traz de novo ao mercado o Google Duo?
A questão é muito directa porque, hoje em dia tudo, o que é aplicação social, de troca de mensagens, já possui a capacidade de trocar texto, som e imagem.
Temos de perceber como apareceu este software. A Google apresentou-o pela primeira vez em Maio, no evento I/O. Referiram à altura que estavam a trabalhar num novo software de vídeo-conferência e que, em breve, seria apresentado ao público. De facto foi passados poucos meses, em Agosto, e está a fazer furor.
Google Duo – Será que um dia substituirá o Skype?
O Google Duo tornou-se na app mais popular na Play Store e ainda não parou de crescer na tabela das mais descarregadas.
Até ao momento, os números avançados referem que o Google Duo já foi descarregado mais de 10 milhões de vezes na Play Store e está já na posição 127ª das apps gratuitas.
5 milhões numa única semana
Uma semana depois de ter sido lançada, já estava a causar uma boa impressão e o CEO da Google, Sundar Pinchai, tweetou que já haviam sido feitos 5 milhões de downloads. Tendo em conta que a aplicação é tão simples, é sem dúvida um número muito interessante.
Contudo, parece que o Google Duo apenas precisou de mais umas semanas para arrecadar mais 5 milhões de downloads. A aplicação conseguiu convencer o utilizador que fazer chamadas de vídeo é simples, tem qualidade, que o utilizador pode usar quer WiFi quer ligação de dados e liga-se aos seus contactos em qualquer lugar.
Adicionalmente, a aplicação mostra uma preview em vídeo de quem está a fazer a chamada para que, quem recebe, saiba quem o contacta. O Google Duo tem 4.4 estrelas na Play Store, o que é algo significativo, isto considerando que o Hangouts apenas tem 3.9.
Allo – O conceito de chating da Google
Durante o evento Google I/O, a empresa também anunciou uma nova aplicação de mensagens, a app Allo.
A aplicação, ainda terá de ser lançada (que se encontra a receber pré-registos), mas traz duas funcionalidades só por si interessantes: encriptação das mensagens e integração com o Google Assistant.
Estas duas apostas da casa da Alphabet, poderão voltar a colocar a Google no campo de visão dos utilizadores que, nos últimos anos, deixaram alguns serviços da Google para apostar noutras grandes marcas. Resta saber se a Google ainda terá força, arte e engenho.