Pplware

Google dificulta o acesso a passwords no Chrome

A Google quer que o seu browser seja ao melhor de toda a Internet. Que seja o mais usado e ao mesmo tempo o mais desejado pelos utilizadores.

Para isso tem investido muito na criação das melhores ferramentas e das melhores funcionalidades, ao mesmo tempo que o tenta manter seguro e com a capacidade de proteger os utilizadores.

Para aumentar ainda mais essa segurança – e neste caso concreto para os utilizadores do Chrome do OSX – foi agora implementada uma nova funcionalidade no acesso às passwords, tornando esse passo mais seguro e controlado.

No final do mês passado, a Google já tinha mostrado duas novas funcionalidades que vão permitir que este browser se torne mais seguro e com maior capacidade de se proteger e aos utilizadores contra a chegada de ficheiros infectados, pela Internet.

Agora são mais duas novidades que o tornam ainda mais seguro, protegendo os utilizadores e os seus dados. Nenhuma dessas funcionalidades podem ser já usadas pelos utilizadores, mas estão em versões já pré-produção, sendo por isso esperadas muito em breve.

Password de sistema para aceder às passwords guardadas

A primeira novidade, que surgiu nas últimas versões de teste do Chrome, na versão OSX, passou a impedir o acesso às passwords que estão guardadas no browser, exigindo que seja colocada a password de administração da máquina para que esse acesso seja facultado.

Esta novidade vem suprir um suposto problema de segurança que foi detectado no Chrome, e que existia desde a sua criação, e que permitia que qualquer utilizador com acesso ao browser tivesse a possibilidade de ter acesso às palavras passe guardadas.

Apesar de estar apenas disponível para a versão OSX do Chrome, é esperado que muito em breve a Google alargue esta funcionalidade ao Windows e ao Linux.

Este é o comportamento que actualmente os utilizadores do Safari já têm disponível e é uma medida de segurança necessária.

Esta funcionalidade ainda não está activa por omissão no Chrome e todos os que usam as versões dev e Canary podem activá-la na zona de flags do Chrome (chrome://flags), na zona dedicada a essa nova opção (chrome://flags/#enable-password-manager-reauthentication).

Alertas diferenciados no acesso a sites

A Google sempre mostrou aos utilizadores quais os sites a que estes deviam ou não aceder, fazendo notar de forma muito activa quais os que estão identificados como sendo potencialmente perigosos para os utilizadores.

Mas esses alertas tendiam a ser muito similares entre si, independentemente da situação em que fossem usados.

Para conseguir dar mais informação aos utilizadores essas mensagens foram agora alteradas, não apenas no conteúdo mas também na forma.

Passou a existir um novo ecrã quando é apresentada a mensagem “Provavelmente, este não é o site que procura!”, com um fundo amarelo, distinguindo-se da que é mostrada em caso de Malware/Phishing.

São apenas duas novidades mas que vêm tornar o Chrome mais seguro e com mais ferramentas para proteger os utilizadores.

A Google continua assim a desenvolver o seu browser, tornando-o num dos melhores e mais seguros da Internet.


Homepage: Chrome

Exit mobile version