Pplware

Google deixa que tratem dos seus dados caso “deixe este mundo”

Cada vez mais estamos a colocar os nossos dados dentro da Internet e a centrar aí os nossos alojamentos dos mesmos. Mas e o que acontece se deixarmos de aceder a essas contas?

Tipicamente esses dados ficam nesses serviços e apenas os seus detentores podem aceder a eles, não podendo os mesmos ser eliminados ou retirados.

A Google pensou neste problema e apresenta agora uma solução simples para todos os que deixarem de poder aceder às suas contas nos seus serviços. O Inactive Account Manager permite que activem os mecanismos necessários para essa salvaguarda.

O Inactive Account Manager permite que definam quem são as pessoas ou o contactos que são alertados em caso de inactividade da vossa conta. Essas pessoas depois podem decidir o que pretendem fazer com esses dados, antes que a Google os elimine.

Esta funcionalidade é extremamente importante quando alguém, por um qualquer motivo, deixa de usar uma conta e os seus dados não podem ser exportados ou eliminados.

Com esta nova funcionalidade vamos poder vários tipos de acções, todas elas encadeadas e que vão poder dar acesso aos nossos dados às pessoas que definirmos.

O que deve acontecer aos seus documentos, emails e fotografias quando deixar de utilizar a sua conta? A Google deixa-o decidir.

Pode preferir partilhar os seus dados com um familiar ou um amigo fidedigno, ou eliminar completamente a conta. Existem muitas situações que o podem impedir de aceder ou utilizar a sua conta Google. Independentemente do motivo, tem a opção de decidir o que acontece aos seus dados.

Ao utilizar o Gestor de Contas Inativas, pode decidir se e quando a sua conta é considerada inativa, o que acontece aos seus dados e quem é notificado.

O fluxo começa por um alerta para o utilizador sempre que o período definido de inactividade for atingido. Caso não façamos um acesso à conta será posteriormente enviado uma mensagem às pessoas a quem delegámos o controlo da conta para que acedam aos seus dados. No final a Google eliminará os seus dados se for essa a sua indicação.

O processo de configuração é extremamente simples e apenas será activado caso os critérios definidos sejam cumpridos.

Comecem por definir os contactos que pretendem usar para serem notificados. Indiquem um número de telemóvel para serem enviados os alertas por SMS e um email alternativo também para contacto.

Depois devem indicar qual o período que pretendem usar para definir a vossa inactividade. As hipóteses disponíveis são os três, seis, nove meses e um ano.

No final apenas necessita de indicar quais os contactos que devem ser alertados para a inactividade da conta. É possível adicionar até 10 contactos.

Ao indicarem podem ainda definir se estes têm acesso aos vossos conteúdos e se os podem exportar. Caso activem esta opção vão necessitar de indicar também um numero de telefone desse contacto

Após a expiração da sua conta, o contacto de confiança poderá transferir os seus dados durante 3 meses.

O último passo a ser dado é a indicação se pretendem que a Google elimine esses dados após a execução de todas as acções definidas antes.

Esta foi a forma simples que a Google arranjou para dar acesso aos nossos dados caso deixemos de aceder às nossas contas. Fica assim garantido que se partirmos, seja para onde for, esses dados podem ser acedidos, exportados e apagados pelas pessoas a quem delegarmos essa responsabilidade.


Homepage: Inactive Account Manager

Exit mobile version