Quando pensávamos que a Google tinha arranjado uma solução permanente para a sua alegada saída da China, não poderíamos estar todos mais enganados. A Google irá deixar de redireccionar o tráfego do seu domínio google.cn para google.com.hk de modo a apaziguar os atritos com as autoridades chinesas.
A explicação do recuo por parte da Google surge agora no seu blog oficial, por intermédio de David Drummond, vice-presidente sénior da Google.
“Parece-nos claro que através das conversações que tivemos com autoridades do governo chinês, que eles consideram o redireccionamento inaceitável e que se continuássemos a realizá-lo a nossa licença de provedor de conteúdos (LPC) para internet não seria renovada”.
O responsável da Google explica o que essa licença significa num país como a China. “Sem a LPC, não poderíamos funcionar comercialmente um site como o Google.cn, por isso iríamos efectivamente ficar sem qualquer representação na China.”
A Google irá parar os redireccionamentos de tráfego para o domínio com.tk e em vez disso irá mostrar uma imagem da caixa de pesquisa e um link que irá referir que mudaram para o novo endereço (Google.com.hk) apelando para a visita do novo site.
O redireccionamento irá entrar em vigor, nos próximos dias, esperando o gigante norte-americano que com esta atitude apazigúe as autoridades chinesas.
Segundo as afirmações do responsável da Google: “Esta nova abordagem será consistente com o nosso compromisso de não censurarmos conteúdo no Google e acreditamos ao mesmo tempo na lei local chinesa. Esperamos assim que a nossa licença seja renovada para que possamos continuar a oferecer os nossos serviços aos utilizadores Chineses, via Google.cn”.
Este desfecho parecia altamente improvável. A Google recua assim numa atitude que parecia irredutível. Já no artigo onde anunciámos a decisão da Google deixámos esta pergunta para o ar para os nossos leitores.
Conseguirá a Google um consenso (com o governo chinês) com esta forma ardilosa de se manter no território?
A resposta é, claramente que não. Pior do que isso, a Google nunca quis deixar de sair da China e ter alguma representação, o que ouvimos acerca da Google não compactuar com censura do Governo chinês (e reafirmada agora) eram afirmações de pura cosmética e marketing de modo a favorecer a imagem da marca em todo este processo.
A realidade vai de encontro ao que sempre nós pensámos, o mercado Chinês é um mercado muito extenso com enormes lucros para a Google, de modo a ela deixá-lo definitivamente. Imagine os montantes que a Google iria deixar de ganhar só em publicidade, em deixar de ter representatividade no país mais populoso do mundo. Por isso, no final para a Google ou para qualquer outra empresa, tudo se resume a negócios e a lucros. Fonte