Pplware

Google bloqueia acesso, no Facebook, a dados dos utilizadores

Parece que as duas das maiores forças da Internet se desentenderam. Falo do Facebook e do Google.

Se antes o Facebook permitia, através do Gmail da Google, a possibilidade de os seus utilizadores encontrarem, mais facilmente, os seus contactos, a Google irá agora bloquear o acesso a esse serviço, impossibilitando que a rede social aceda aos dados dos seus utilizadores.

Ao bloquear o seu serviço no Facebook, os utilizadores de uma conta Gmail, não poderão carregar os seus contactos e adicioná-los à sua lista de amigos. Esta atitude surgiu depois de a Google acusar directamente o Facebook de se aproveitar dos dados dos utilizadores da própria Google, sem permitir a importação automática, e uso dos dados dos utilizadores do Facebook.

Os dois gigantes da Internet, no entanto, não têm sido elogiados no que toca à privacidade dos utilizadores, mas o Google refere que sites como o Facebook, que conta já com mais de 500 milhões de contas, “deixam os utilizadores sem saída”, ao utilizarem o serviço, como o Gmail, para angariem novos utilizadores.

Apesar de tudo prever, e a própria Google referir que esta foi uma atitude para proteger os dados dos seus utilizadores, já vários analistas afirmam que esta foi uma medida despoletada pela grande rivalidade que vem crescendo entre a Google, o maior site de buscas do mundo, e o Facebook, a maior rede social do mundo.

Segundo o analista do Gartner, Ray Valdes “O conflito entre Facebook e Google é a base da dinâmica do poder na web, hoje”; “O Google precisa evoluir para ganhar força nas redes sociais e ainda não conseguiu fazer isso. Se as pessoas passarem a fazer buscas pelo Facebook, se tiverem e-mail no Facebook, se enviarem mensagens instantâneas pelo Facebook, tudo isso irá afectar os serviços do Google”.

O Google acusa também a Rede Social Facebook de não ter uma atitude recíproca, na medida em que impede o acesso, ao Google, a certos géneros de informações. Em comunicado por e-mail, o Google justifica-se dizendo “decidimos mudar um pouco, para reflectir sobre o facto de os nossos utilizadores muitas vezes não saberem que, quando se importa contactos para sites como o Facebook, eles ficam presos”. E adianta ainda que “Não permetiremos mais que esses sites automatizem a importação de Google Contacts, a não ser que permitam exportação semelhante para outros sites”.

Quem ainda não prestou declarações acerca desta decisão foi Marck Zuckerberg, que, decerto, não deve ter ficado muito contente, pois o serviço da Google era uma valiosa fonte para angarir utilizadores. SFGate

Artigos Relacionados:

Exit mobile version