Pplware

Google apresenta serviço de localização para dispositivos Android

Venha conhecer o Android Device Manager

Um dos maiores dilemas que temos sempre que compramos um novo dispositivo móvel é a possibilidade que existe de o perdermos ou que este nos seja roubado. Todos conhecemos histórias de alguém a quem aconteceu este infortúnio.

Algumas marcas disponibilizam formas simples de descobrir onde está o nosso equipamento, permitindo ainda que este emita sons ou até que se apague de forma completa.

A Google, com o seu Android, não tinha ainda um serviço destes, tendo os seus utilizadores de recorrer a terceiros para ter esta funcionalidade. Mas muito em breve todos os utilizadores de Android vão poder descobrir os seus dispositivos, recorrendo ao Android Device Manager.

O Android Device Manager vem suprir uma lacuna existente no ecossistema Android e que muitos utilizadores pediam que fosse implementada.

A possibilidade de encontrar um qualquer dispositivo de forma simples e remota permite a todos os que perderem os seus dispositivos os encontrarem de forma muito rápida.

Este serviço irá permitir que vejam num mapa onde o dispositivo se encontra, com uma precisão elevada, o que leva a que estes sejam encontrados.

O Android Device Manager tem como base um site web, onde podem efectuar várias acções sobre os dispositivos e será acompanhado por uma aplicação que poderá ser instalada no Android para que possam fazer a mesma gestão.

Para poderem usar o Android Device Manager vão ter de usar uma conta Google. Dentro do serviço vão poder definir que o equipamento tocará com o volume no máximo, mesmo que ele esteja em modo silêncio ou, caso não esteja próximo dos utilizadores, localizá-lo num mapa, sempre em tempo real.

Se preferirem, o Android Device Manager permitirá também fazer a eliminação de todos os dados que vão constar do equipamento.

No anúncio que fez para apresentação do Android Device Manager, a Google não adiantou muito sobre outras funções adicionais. Revelou no entanto que para poder ser usada esta funcionalidade, os dispositivos devem ter instalada a versão 2.2 do Android, ou posterior.

A Google espera lançar o Android Device Manager mais para o final do mês, sem no entanto ter anunciado uma data exacta.

Este novo serviço é sem dúvida um excelente complemento aos serviços que a Google já disponibiliza no Android e irá ser extremamente útil a todos os que têm este SO nos seus equipamentos.

Exit mobile version