Existem duas ferramentas Google pouco conhecidas e que uso com bastante frequência. A primeira é a API de geração de códigos QR e a segunda é o encurtador de links. Estas duas ferramentas, tão distintas, foram agora colocadas a funcionar em conjunto pela Google e mostram um novo conceito para esta tecnologia há algum tempo disponível.
Foi anunciado ontem no Twitter de Matt Cutts, chefe da equipa de Webspam da Google, que passa a ser possível gerar códigos QR directamente a partir de links goo.gl.
A ferramenta de encurtamento de URL’s da Google está disponível apenas para os seus produtos mas caso tenham a Google Toolbar instalada podem utiliza-lo. Existe ainda a possibilidade de usar uma extensão chrome para fazer essa geração de endereço.
A API de geração de códigos QR está integrada na ferramenta de geração de gráficos/imagens Google Chart Tools / Image Charts. Esta API permite que sejam criados gráficos, formulas e códigos QR.
Os códigos QR acesso a informação (links) através da colocação desta de forma embebida numa imagem (padronizada). A maioria dos smartphones, que se encontram actualmente em utilização, têm a capacidade de ler estes códigos e direccionar os browsers para os endereços que lá se encontram.
A forma de utilização desta nova ferramenta é extremamente simples. Basta que usem um link goo.gl e aplicarem-lhe no fim “.qr”. São então direccionados para uma página onde está a imagem do código QR referente a esse link.
A titulo de exemplo deixo-vos aqui um exemplo criado com base no endereço do Pplware. O URL é http://goo.gl/OSPZ e devem por isso usar o endereço http://goo.gl/OSPZ.qr.
Actualização:
Devido ao numero de pedidos de informação adicional sobre a tecnologia QR resolvemos colocar aqui um vídeo que demonstra as potencialidades desta tecnologia
Esperamos que agora fiquem mais elucidados sobre o que podem ou não fazer com a utilização destas imagens.