Pplware

Google anunciou o novo cabo submarino transatlântico Sol

A gigante tecnológica Google anunciou hoje um novo grande investimento, o novo cabo submarino de fibra ótica transatlântico de nome SOL. Este cabo, que irá ligar os Estados Unidos (Flórida) a Espanha (Santander), terá a peculiaridade de amarrar nos Açores (ilha de São Miguel).


Sol é o primeiro cabo submarino a ligar Portugal diretamente aos EUA em mais de 20 anos

De acordo com o Vice-Presidente do Governo, Artur Lima, que tem na sua tutela a captação de investimento externo e a pastas das Comunicações e Transição Digital…

O Governo dos Açores acolhe mais este importante investimento nos Açores com grande entusiasmo e felicita a Google pela sua visão, pioneira e estratégica, que confirma o seu total alinhamento com a nossa visão: de que os Açores são, cada vez mais, um importante e estratégico hub de conetividade digital da Europa e do Atlântico Norte

De relembrar que já em 2024 foi anunciado a amarração do cabo NUVEM nos Açores. Em 2025, dá-se o anúncio da amarração do cabo SOL.

A amarração destes cabos no arquipélago irá potenciar um conjunto de novas oportunidades económicas e tecnológicas com enorme benefício para a nossa Região, assim como realçam a nossa importância geoestratégica, referiu Artur Lima.

O Sol é o primeiro cabo submarino a ligar Portugal diretamente aos EUA em mais de 20 anos, sendo também o primeiro a ligar Portugal e Espanha diretamente num sistema de cabo privado da Google. Esta infraestrutura irá ajudar a satisfazer a crescente procura de serviços digitais e expandir a nossa presença na Península Ibérica, que se tornou um importante hub para cabos submarinos na Europa.

O nome Sol homenageia o sol, que representa a vitalidade, a energia e a esperança – símbolos da ligação entre continentes e pessoas.

O SOL e o NUVEM irão aumentar a conectividade, a resiliência e a capacidade da rede, potenciando empresas e consumidores em ambos os lados do atlântico.

O anúncio da Google pode ser consultado aqui.

Exit mobile version