Pplware

Google anuncia fim do Buzz e de outros serviços

A Google tinha anunciado no início de Setembro que iria realizar uma limpeza nos seus serviços. A ideia era terminar os que já não fazia sentido manter e os que tivessem de ser mantidos seriam incorporados noutros, pode forma a congregar valencias e capacidades. Ao libertar esses recursos podia concentrar-se no desenvolvimento de novos serviços e na melhoria de muitos dos que tem em funcionamento.

Depois de iniciar o fecho de um determinado número de serviços, anunciou agora que vai fechar mais uns quantos, entre eles o Google Buzz.

O Google Buzz foi apresentado oficialmente pela Google no início de 2010 e prometia ser uma verdadeira revolução. Era a ferramenta/serviço da Google para fazer frente ao Facebook e a Twitter. A sua utilização era feita através do Gmail e lá podíamos ter acesso a todas as ferramentas sociais para estar sempre em contacto.

Um ano e meio depois e o Buzz acabou por cair no esquecimento e não ser usado da forma como a Google pretendia. O surgimento do Google + veio torna-lo ainda mais esquecido e pouco utilizado.

Agora a Google anunciou que vai fechar este serviço, passando a concentrar toda a sua vertente social no seu novo produto Google Plus, lançado para esse fim. O encerramento do Google Buzz vai ser feito nas próximas semanas.

Apesar de ser desligado, os conteúdos que estiverem publicados no Buzz vão continuar a ser visualizados nos vossos perfis Google e se os utilizadores pretenderem podem retirar os seus Buzz’s através da utilização Google Takeout. Naturalmente que não vão poder criar novos Buzz’s.

Todas as API’s associadas a estes serviços vão também ser desligadas e deixaram por isso de estar disponíveis.

Bradley Horowitz, VP de produtos da Google, explicou num posto no seu Google + quais os principais ensinamentos que foram retirados do tempo que o Buzz esteve disponível para os utilizadores.

 What did we learn from Buzz? Plenty. We learned privacy is not a feature… it is foundational to the product. And this awareness gave us the resolve to design privacy in from the very beginning, which led to Circles for sharing the right information with the right people, as well as transparency around which parts of your profile can be seen by whom. We also learned how compelling it is to have meaningful conversations with interesting people, which we’re happy to see happening all the time in Google+.

But probably the best lesson we learned is about how to introduce a product. We started very slowly with Google+ — in a limited Field Trial – in order to listen and learn and gather plenty of real-world feedback. Your participation in the process is helping create what Google+ is today.

So why retire Buzz now? Well, we think the time has come for us to focus our energy on projects that will have the most impact to the most users. And creating these great products requires great focus. With the majority of Buzz users now here on Google+, it became obvious that all of our attention should be focused on this community.

Para além do fecho destes serviços, a Google anunciou ainda que os sites Boutiques.com e Like.com vão ser substituídos pelo site de pesquisa de produtos da Google.

A Google, sob a batuta do seu novo CEO, Larry Page, continua a focar-se nos produtos que lhe estão a dar maiores e melhores resultados. Estão a eliminar todos os que deixaram de fazer sentido, quer pela duplicação de funcionalidades, quer por deixarem de ser usados pelos seus utilizadores.

Artigos relacionados:


Homepage: Google

Exit mobile version