Desde o início do lançamento dos seus primeiros serviços que a Google requer que os utilizadores destes se registem para os usar. Se nesta altura podíamos ter acesso a esses serviços de forma independente, as regras têm vindo a ser alteradas e agora, para termos acesso aos serviços da Google, para além de definir uma conta de email no Gmail, passa a ser condição a criação de uma conta no Google Plus.
Esta alteração está já a ser usada na criação de novas contas e vem lançar alguma polémica sobre a obrigatoriedade de registo em outros serviços para além daqueles que pretendemos usar.
Segundo a Google, a criação de uma conta é mais do que o simples registo para acesso a um serviço. Se até agora tínhamos a possibilidade de definir um qualquer endereço de email para associar ao nosso perfil Google, passa a ser obrigatório ter um email Gmail. A associação a uma conta Google Plus é automática no processo de criação de uma conta e não existe a possibilidade de definir que não pretendemos essa criação.
A Google já comentou sobre esta situação, dando a entender que a obrigatoriedade de associação a estes novos serviços e ao Google Plus prende-se com novo processo de login que se alarga a todos os serviços e que pretendem criar uma melhor experiência de utilização.
We’re working to develop a consistent sign-up flow across our different products as part of our efforts to create an intuitive, beautifully simple, Google-wide user experience. Making it quick and easy to create a Google Account and a Google profile enables new users to take advantage of everything Google can offer.
Apesar de ser possível remover estas novas contas associadas ao vosso perfil, o procedimento agora implementado vem trazer para a ribalta a velha questão da obrigatoriedade de associação ao Google Plus. A Google tenta por todos os meios dar uma visibilidade maior à sua rede social e, com esta associação automática, o número de utilizadores vai com certeza aumentar exponencialmente.
À medida que o processo de criação de um perfil vai avançando, o utilizador vê serem apresentadas informações sobre os diferentes serviços que vai ter disponíveis, tudo de forma integrada e com acesso facilitado, tudo graças à nova barra de navegação que a Google implementou na interface dos seus serviços.
No final dos três passos necessários para a criação da conta Google, os utilizadores ficam com os serviços disponíveis para serem imediatamente utilizados. A barra negra de cima tem os principais serviços disponíveis e a autenticação em qualquer um deles está feita através do sistema de autenticação transversal dos serviços.
Se querem criar uma nova conta Google e não pretendem associar o Gmail e o Google Plus, apressem-se a aceder à interface antiga e criem a vossa conta. Lembrem-se também que podem eliminar a vossa conta GMail e a conta GPlus se pretenderem. Podem fazer essa eliminação nesta página, para o Google Plus, e nesta, para o GMail.
Com esta simples alteração no processo de criação de contas a Google espera aumentar o número de utilizadores da sua nova rede social e aumentar ainda mais o número de utilizadores do seu serviços de email.
Não é certo se todos os que criarem estas contas vão efectivamente usar estes serviços que foram associados, mas a verdade é que vão contar para as estatísticas e estes números são muito importantes para o mercado da publicidade, que é onde a Google vai buscar grande parte dos seus rendimentos.
Esta alteração não é do agrado de todos os novos potenciais utilizadores, mas a Google, como dona dos serviços que presta é que define as suas regras. Na verdade, esta integração vai facilitar o que era até agora feito em vários passos.