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Google altera algoritmo de pesquisa

O centro do modelo de negócio da Google é e será o seu motor de pesquisa. Tudo começou por ai em 1998, quando Larry Page e Sergey Brin resolveram desenvolver o seu algoritmo de pesquisa. Este algoritmo cresceu e com ele o serviço de pesquisa que a Google oferece.

Esta forma de categorizar páginas e de lhes dar um valor de importância tem sofrido alterações ao longo dos ano, por forma a adaptar-se às crescentes alterações que a Internet tem sofrido. A maioria dessas alterações são imperceptíveis para os utilizadores, mas agora a Google procedeu a uma alteração que terá um impacto muito grande em todos os utilizadores e nas suas pesquisas.

A ideia da Google é tentar limpar os conteúdos que não são úteis aos utilizadores dos seus serviços e assim conseguir resultados nas pesquisas melhores e mais fidedignos.

Esta alteração vai ter um impacto relativamente grande pois vai atingir cerca de 11.8% das pesquisas que forem feitas. A alteração visa remover conteúdos que são considerados irrelevantes, conteúdos de sites pouco fidedignos ou de origens duvidosas. A forma de o fazer é dando menor relevância (Page Rank) aos sites que forem identificados como não interessantes para os utilizadores. Esta alteração vai ainda dar um maior PR aos sites que apresentam conteúdos válidos e com conteúdos ricos e interessantes.

Esta alteração vem no seguimento da apresentação e utilização, por parte de muitos utilizadores, da extensão Personal Blocklist para Chrome. De notar que esta alteração e identificação dos sites não se baseou nos resultados obtidos pela extensão, mas ao compararem os resultados dos dois chegou-se à conclusão que cerca de 84% dos resultados são similares. Estes valores veio dar à Google a confirmação de que a sua alteração está correcta.

A Google tem, nos últimos tempo, apostado bastante na melhoria dos resultados das pesquisas do seu motor de pesquisa. É através destas alterações e melhorias que consegue dar aos seus milhares de utilizadores os melhores resultados.

So, we’re very excited about this new ranking improvement because we believe it’s a big step in the right direction of helping people find ever higher quality in our results. We’ve been tackling these issues for more than a year, and working on this specific change for the past few months. And we’re working on many more updates that we believe will substantially improve the quality of the pages in our results.

Para já, esta alteração está a ser propagada apenas para os utilizadores dos EUA. Tal como é normal, espera-se que durante os próximos tempos seja alargado aos restantes idiomas em que este motor de pesquisa é suportado.


Homepage: Google

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