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Google acusa Microsoft de copiar resultados de pesquisas

A Google tem fortes indícios que o Bing, motor de pesquisa da Microsoft, está a copiar alguns resultados obtidos nas pesquisas. Para provar as suas desconfianças os engenheiros da Google colocaram alguns resultados errados e detectaram que o serviço que corrige os erros tipográficos dos cibernautas, numa pesquisa no Google, eram os mesmos obtidos numa pesquisa no Bing.


Depois de obter fortes indícios a Google preparou uma armadilha para provar as suas desconfianças. Recuperaram um algoritmo para alterar manualmente os resultados de uma pesquisa. Para isso foram usados termos que não iriam confundir os utilizadores reais, mas serviriam de engodo. Especificamente foram aplicadas a cem palavras “hiybbprqag” e “ndoswiftjobinproduction”. Usando o Internet Explorer, o browser que a Microsoft poderia usar para controlar os resultados oferecidos pelo Google, foram inseridos manualmente esses termos para manipular os resultados das pesquisas. Após duas semanas, o Bing deu os mesmos resultados.

Segundo Amit Singhal, director do motor e vice-presidente do Google : “Os nossos testes concluem que o Bing está a copiar os resultados do Google. Queremos que o Bing ou outros concorrentes compitam connosco, mas com algoritmos de pesquisa inovadores, desenvolvidos desde o seu núcleo e não com uma pesquisa reciclada cujos resultados tenham sido copiados de um concorrente directo”.

No site SearchEngineLand, que acolheu esta declaração, a Google refere ainda que a cópia não é uma forma de inovar e comparam esta atitude a um corredor de maratona que leva às suas costas um adversário e este salta para a frente na linha de chegadas terminando em primeiro lugar. Em declarações à Cnet , reiterou que o teste mostra que o Bing está a copiar os seus resultados, “os algoritmos de pesquisa são o coração da inovação e não os resultados reciclados de uma pesquisa copiada por um concorrente”.

O responsável do Bing disse que para melhorar os resultados das pesquisas são tidos em conta vários sinais, um desses sinais são os links que os cibernautas clicam na Internet. “O teste da Google parece-se com um acto de pirataria para confundir e manipular alguns destes sinais”.  “O teste foi realizado com centenas de termos e apenas foram encontrados uma dúzia deles copiados”.

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