A Google, para além de lançar serviços inovadores, por vezes tem de acompanhar as tendências de mercado e apresentar serviços em função do que o utilizadores necessitam. O caso do Goo.gl é um desses exemplos. Quando os serviços de encurtamento de links começaram a aparecer na Internet, a Google tratou de criar o seu.
A sua utilização estava limitada aos utilizadores que tivessem instalada a sua barra de ferramentas, outros serviços e a algumas extensões ou add-ons menos oficiais. Este cenário foi alterado ontem com a apresentação pública e disponibilização deste serviço a todos os utilizadores.
Desde Dezembro passado que a Google tem vindo lentamente a incorporar este serviço noutros já disponibilizados. Foi a maneira de o irem testando de forma menos oficial.
Havia no entanto um grande número de pedidos por parte dos utilizadores para que fosse disponibilizada uma interface pública para lhe aceder e para que fossem criados links curtos de forma simples e rápida. A Google resolveu agora atender a estes pedidos e o serviço é finalmente público.
A forma de o utilizarem é, como é normal nos serviços Google, extremamente simples e intuitiva. De forma rápida acedem à página do serviço e colocam o endereço que pretendem encurtar e carregam no botão Shorten. Será então apresentado o novo link, mais pequeno, simples de memorizar e partilhar, que aponta para o endereço original
Se pretenderem algo mais completo podem autenticar-se com as vossas credenciais Google ou Google Apps e terem acesso a muito mais informação sobre os links que criaram.
Ao acederem à zona de informação de cada um dos links, é-vos apresentada uma nova página com informação particular sobre esse link. A informação apresentada é a seguinte:
- Link original
- Link encurtado
- Data de criação
- Código QR para esse endereço
- Número de acessos a esse link
- Gráfico de utilização – A janela temporal dos valores apresentados pode ser configurada
- Perfil dos utilizadores – País de origem, browser e SO usado
Segundo a Google a criação deste serviço vem colmatar várias falhas que existem nos similares, disponibilizados por outras empresas. Essas falhas que a Google colmatou são as seguintes:
- Estabilidade: Este serviço tem uma disponibilidade que ronda os 100%. A Google continua a desenvo9lver esforços para o tornar ainda mais estável e robusto
- Segurança: Adicionaram detecção automática de spam e malware, com base na tecnologia que é usada no Gmail
- Velocidade: Foi aumentada para o dobro, em apenas nove meses
São então estas as razões, segundo a Google, para que os utilizadores passem a usar este seu serviço em detrimento dos outros disponibilizados na Internet.
Foi ainda anunciado pela Google que a API de suporte a este “novo” serviço ainda não está disponível, mas que é intenção da empresa ter essa API disponível num futuro próximo.
Relembramos uma notícia apresentada por nós em Abril deste ano e que anunciava a possibilidade gerar códigos QR a partir de endereços goo.gl.
“A forma de utilização desta nova ferramenta é extremamente simples. Basta que usem um link goo.gl e aplicarem-lhe no fim ‘.qr’. São então direccionados para uma página onde está a imagem do código QR referente a esse link.
A titulo de exemplo deixo-vos aqui um exemplo criado com base no endereço do Pplware. O URL é http://goo.gl/OSPZ e devem por isso usar o endereço http://goo.gl/OSPZ.qr.”
Estão dispostos a abandonar o serviço que usam e passarem a usar o novo, disponibilizado pela Google? Os argumentos são de peso e a Google tem uma excelente reputação na qualidade dos seus serviços. Vejamos o que vai acontecer…
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