Pplware

Golpe Militar na Turquia – Redes sociais já foram bloqueadas

O mundo está a viver dias conturbados e, depois do terror de ontem em Nice, hoje assistimos a uma tentativa de golpe de estado na Turquia, levada a cabo pelos militares.

As redes sociais são uma poderosa arma de propagação da mensagem mas, o país já bloqueou estas vias de comunicação. Por sua vez, os militares dizem que tomaram o poder.

Após a tragédia que assombrou Nice, em França, há instantes foi noticiada, em todo o mundo, a tentativa de golpe de estado levada a cabo pelos militares, na Turquia.

Inicialmente ouviram-se tiros em Ancara, capital turca e, momentos depois, vários aviões e helicópteros militares começaram a sobrevoar a cidade e veículos com militares de Istambul bloquearam as pontes sobre o rio Bósforo.

Os meios de comunicação estão igualmente condicionados, sendo que as redes sociais estão mesmo bloqueadas no país.

Binali Yıldırım, primeiro-ministro turco, já disse em comunicado que esta é uma acção ilegal, afirmando ainda:

“Os responsáveis pelo golpe irão pagar um preço muito elevado. O governo eleito pelo povo permanece no cargo. Só sairá quando o povo o decidir”.

No entanto, os militares já afirmaram que conseguiram tomar o poder e, as forças de segurança referem que este golpe tem o objectivo de:

“Manter a ordem democrática e assegurar os direitos humanos dos cidadãos”.

Foi ainda implementado o recolher obrigatório.

Podem manter-se actualizados através desta emissão da TV Al Jazeera English:

Redes Sociais bloqueadas

Em situações deste género, as redes sociais são as vias de comunicação mais utilizadas, uma vez que permitem a partilha rápida e disseminação da informação por todo o mundo.

No entanto, na Turquia, as redes sociais Twitter, Facebook e Youtube encontram-se bloqueadas, impedindo essa partilha. A situação tem sido reportada por diversas pessoas:

Por sua vez, a estação de TV TRT também foi ocupada pelos militares.  

O golpe militar falhou?

Depois de várias horas de tensão, de tiroteios e confrontos entre militares, polícia e civis, tudo indica que o golpe de estado falhou.

O Presidente turco Edorgan, que se encontrava em viagem, já aterrou no país e está a ser recebido com o apoio de grande parte da população. Os próximos dias serão certamente de tensão e ajuste de contas entre as forças políticas e militares.

Exit mobile version