Pplware

Gmail bloqueado na China

Era previsível que este serviço da Google fosse também bloqueado na China. Praticamente tudo o que é Google está arredado da oferta Web aos utilizadores chineses, agora com o bloqueio do Gmail, praticamente a Google fica sem expressão no país mais populoso do mundo.

Esta decisão vem também no seguimento dos acontecimentos entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos, onde pelo meio está a maior empresa de comunicações chinesa que fornece o serviço de Internet à Coreia do Norte e que nas últimas semanas tem registado problemas de procedência desconhecida.

Segundo a GreatFire.org, grupo que defende a liberdade de expressão na China, foram muitos os endereços de correio electrónico bloqueados esta sexta-feira, que ainda se mantém até ao dia de hoje.

“Acho que o governo está apenas a tentar eliminar ainda mais a presença do Google na China e até mesmo enfraquecer seu mercado no exterior. Imagine se os utilizadores do Gmail não conseguem comunicar com os clientes chineses. Muitas pessoas fora da China poderão ser forçadas a mudar de correio electrónico.”

Membro do grupo GreatFire.org

Também a Google respondeu a este acontecimento, anunciando uma acentuada queda no tráfego para o Gmail na China na passada sexta-feira, afirmando mesmo que esta queda não está relacionada com qualquer problema com os serviços da empresa.

A verdade é que desde Junho deste ano que os serviços da Google têm estado sobre constantes perturbações mas nunca a este ponto, pois esta foi a primeira vez que os utilizadores ficaram impedidos de utilizar os seus serviços. O que leva muitos a pensar que este bloqueio está a ser feito pelo governo chinês, já que a China possui o mais sofisticado mecanismo de censura na Internet do mundo denominado de Grande Firewall da China.

Em resposta, o governo chinês, a partir da sua porta-voz Hua Chunying, referiu que não tinha qualquer conhecimento sobre este bloqueio e que o governo chinês está empenhado em proporcionar um bom ambiente de negócios para investidores estrangeiros.

“A China consistentemente teve uma atitude acolhedora e solidária para com os investidores estrangeiros que fazem negócios legítimos aqui. Nós vamos, como sempre, proporcionar um ambiente aberto, transparente e bom para as empresas estrangeiras na China.”

Hua Chunying, porta-voz do Governo Chinês

Este tem sido um problema para os investidores chineses, que de dia para dia só conseguem ver uma solução, a criação de Redes Privadas Virtuais, sendo esta a única maneira de aceder aos serviços bloqueados pelo governo chinês.

Esta medida poderá afectar as trocas comerciais entre os países, até pelo facto de muitos operadores internacionais, em actividade na China, dependerem de um dos maior serviço de e-mail da actualidade.

Por Hugo Sousa para Pplware

Exit mobile version