Pplware

Gmail aumenta segurança com verificação em 2 passos

A segurança é uma das principais preocupações que a Google nos seus serviços e aplicações. É por isso que as novidades relativas a este assunto são muito frequentes. A razão destas novidades não se prende com problemas que são descobertos nestes serviços ou aplicações, mas sim porque estão em constante melhoria e querem apresentar soluções que aumentem esta segurança e que dêem confiança aos seus utilizadores.

A última novidade apresentada foi centrada na protecção dos dados de acessos às contas de email Gmail e consiste na utilização de uma autenticação em dois passos, com recurso a um PIN adicional para autenticação.

Até agora a autenticação no serviço Gmail era baseada num simples mecanismo de nome de utilizador e palavra-chave que podiam facilmente cair nas mãos de qualquer atacante mal intencionado. Ao activarem esta nova funcionalidade passam a ter de introduzir um código para que a autenticação se realize com sucesso.

A disponibilização deste código, que não é estático, terá de ser pedida sempre que pretenderem entrar na vossa conta de Gmail. Existem duas formas de serem gerados estes códigos de acesso. Ou é enviado por SMS para o número de telefone que definiram na vossa conta para recuperação da palavra-chave, ou através de uma aplicação que será disponibilizada para os principais dispositivos móveis (Android, iPhone ou BlackBerry).

Com este passo adicional de segurança garantem que mesmo que os vossos dados de acesso sejam comprometidos, estão sempre dependentes do vosso equipamento, e que tipicamente não sai do vosso controlo. Garantem assim que não vos conseguem entrar na conta de email.

Por ser um processo mais complicado e moroso de autenticação, é possível memorizar um código por um período de 30 dias e assim garantir que apenas no fim desse tempo a autenticação por PIN não é pedida. Naturalmente que se escolherem essa opção estão a diminuir o grau de segurança do processo de autenticação.

Para activarem este serviço, que poderá não estar já disponível, devem aceder à página de gestão do vosso perfil Gmail e escolher a opção Using 2-step verification. O processo de configuração desta medida adicional de segurança demorará cerca de 15 minutos. Os passos necessário estão incluídos num guia simples e envolvem várias operações, incluindo a indicação de um segundo número de telefone e códigos de recuperação para o caso de perda do telefone principal.

Esta novidade começou ontem a ser disponibilizada aos utilizadores e terá de ser activada na página do perfil Google de cada um. Aconselhamos todos os nossos leitores a activarem esta nova opção de autenticação da Google pois aumenta muito a segurança dos vossos dados.

Mais uma vez a Google inova, não só nos seus produtos, mas também nos níveis de segurança nos acessos aos mesmos.


Homepage: Página de Perfil Google
Homepage: Gmail

Exit mobile version