Pplware

Gmail – Arraste imagens para novas mensagens

A Google tem capacitado as suas ferramentas para responder às expectativas dos utilizadores. As recente funcionalidades acrescentadas são a prova disso e muitas delas estão relacionadas com novas tecnologias que surgiram. Sem dúvida que este avanço potencia fortemente novas filosofias dos web designers.

Desta vez a novidade surgiu no Gmail e é um complemento a outras que apresentámos há pouco tempo. Passamos a poder arrastar imagens para as mensagens que estamos a escrever.

Parte desta nova funcionalidade estava já disponível através de um Lab de Gmail, mas era menos completa. Agora e para todos os utilizadores, é possível de forma simples e rápida incorporar imagens nas nossas mensagens. Basta que sejam arrastadas, as imagens pretendidas, para dentro do corpo da mensagem.

Esta funcionalidade tem alguns requisitos mínimos para que possa ser utilizada.

Primeiro temos de estar a utilizar a interface de formatação Rich, em segundo lugar temos apenas suportados ficheiros JPG e PNG, em terceiro e o mais importante, é que apenas podemos utilizar o Chrome. O suporte para outros browsers deve ser disponibilizado brevemente, mas ainda sem data anunciada. Poderá ser uma limitação concertada para “obrigar” ou beneficiar a utilização do Chrome, ou então poderá ser da linha de desenvolvimento que a Google segue. Mas a limitação está lá.

Depois de incorporarem as imagens pretendidas na mensagem, podem alterar o tamanho dela ou removê-la.

De notar que apenas pode ser importada uma imagem de cada vez. Mas uma vez que o processo foi simplificado, não custa adicionarem novas imagens.

Mais uma vez a Google apresenta novidades no seu serviço de email que o conseguem distinguir dos demais serviços similares e é mais mais uma vez a utilização do HTML 5 a provar que esta é uma tecnologia que veio para trazer diferença face aos padrões actualmente estabelecidos. O futuro da Internet está a recomeçar? O que mais nos será apresentado?

Artigos relacionados:


Homepage: Gmail

Exit mobile version