Pplware

App Gmail para Android vai suportar outros serviços de email

Com a chegada do Android 5.0 e do Material Design a Google tem estado a actualizar as suas aplicações. Pretende que estas sejam a montra do novo Android, com uma imagem adaptada às novas directrizes e aos novos grafismos.

Mas existem ainda aplicações que não foram actualizadas e que vão receber bem mais que uma simples alteração cosmética. O Gmail para Android 5.0 vai ter uma novidade que muitos esperam, a possibilidade de aceder a contas do Outlook e do Yahoo.

Por norma a Google concentra nas suas aplicações o acesso limitado aos seus serviços, deixando sempre de fora o acesso a serviços similares e até concorrentes.

Mas do que se pode agora ver da nova versão 5.0 da aplicação de acesso ao Gmail a Google mudou este paradigma. Passará a suportar pelo menos as contas do Outlook e também do Yahoo.

Esta novidade ainda não está pública e surgiu num vídeo de promoção do Gmail e onde podem ser vistas contas destes dois serviços de email a funcionar.

Com o ritmo a que a Google está a actualizar as suas aplicações não devem faltar muitos dias para que a nova versão da aplicação para Gmail esteja disponível e para que todos possam usar com contas de outros serviços de email.

Algo que não fica claro no vídeo que podemos ver é se vão ser apenas estes dois serviços (Yahoo e Outlook) ou se a Google vai abrir a porta a qualquer outro serviço com IMAP ou POP3.

Claro que para além desta excelente novidade a Google vai aplicar nesta nova versão toda a imagem Material Design, tornando a aplicação de Gmail ainda melhor, com uma estética aproximada ao esto das suas aplicações e com melhorias adicionais.

Mais uma vez a Google mostra abertura e ouve o que os seus utilizadores pretendem. Esta mudança era uma das muitas que vinham a ser pedidas há já algum tempo e que a Google estava a adiar.

O Material Design e as mudanças no Android estão a ir muito mais longe que a simples mudança de imagem das aplicações. É uma nova forma de criar aplicações e de as apresentar aos utilizadores.

Exit mobile version