A rede MOBI.E é uma rede composta por postos de carregamento para veículos elétricos maioritariamente situados em espaços de acesso público. Estes postos permitem o carregamento das baterias dos veículos elétricos, que podem ser de carregamento normal ou carregamento rápido.
Atualmente, existem mais de 400 postos de carregamento da rede MOBI.E. A Galp é o novo fornecedor exclusivo destes postos de abastecimento.
A Galp vai ser a fornecedora exclusiva de eletricidade nos 400 pontos de carregamento da rede pública de mobilidade elétrica da Mobi.E. O contrato com a Entidade Gestora para a Mobilidade Elétrica já foi assinado e fará agora chegar a energia da Galp à totalidade dos pontos desta rede, que integra cerca de 1.000 tomadas.
A energia fornecida pela empresa será utilizada no carregamento de veículos eléctricos nos pontos de carregamento da rede pública e também, durante o período que antecede a abertura de mercado (prevista para o terceiro trimestre), nos autoconsumos dos próprios pontos de carregamento.
A Galp tem ainda em curso um processo de expansão da sua rede de carregadores rápidos que prevê a instalação de 18 novos carregadores de veículos elétricos em 2018, passando a empresa a operar em 36 carregadores do tipo.
Segundo revelou a própria Galp, o parque de veículos eléctricos em Portugal tem uma dimensão estimada em cerca de 10 mil carros.
Como usar a rede MOBI.E?
Para utilizar a Rede MOBI.E basta dirigir-se ao site da empresa e no menu principal clicar em Adesão. Será depois solicitado o preenchimento de vários campos obrigatórios para o efeito e após terminar o registo, o pedido é processado e o cartão MOBI.E enviado para a morada indicada. O prazo médio até à entrega do cartão é de 10 dias úteis a contar da finalização do pedido.
Que modos de carregamento existem?
Existem 4 modos de carregamento:
- Modo de Carga 1: Referente ao carregamento normal nas tomadas industriais com um carregador normal do veículo (normalmente motas e veículos semelhantes)
- Modo de Carga 2: Referente ao carregamento normal nas tomadas industriais com recurso a um adaptador de controlo integrada no cabo (normalmente carros)
- Modo de Carga 3: Referente ao carregamento normal nas tomadas Mennekes com um carregador normal do veícul
- Modo de Carga 4: Referente ao carregamento rápido, utilizando um carregador que altera as características da corrente fornecida ao veículo (passando de corrente alternada para contínua)
Quais os tempos de carga?
- Posto de carregamento normal (3,7 kWh): cerca de 6-8 horas para 100% da capacidade
- Posto de carregamento ‘semi-rápido’ (22kWh): 1* hora para 80% da capacidade
- Posto de carregamento rápido: 20-30* minutos para 80% da capacidade
*A duração do carregamento do VE está dependente das características do carregador on-board do mesmo. Os valores dos tempos de carregamento apresentados são valores de referência da performance do posto.