São várias as entidades públicas e empresas que continuam a disponibilizar números de contacto com custos acrescidos, com o prefixo 707. A Provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, alertou em abril que a utilização destas linhas como principal meio de contacto com os utentes está em “desrespeito à legislação em vigor” e pode ser “especialmente penalizadora para utentes e consumidores em chamadas mais demoradas”.
Hoje ensinamos como podem “fugir” dos números que começam por 707.
“Não ligue para números de telefone começados por 707 (ou valor acrescentado). Encontre contactos alternativos e poupe nas chamadas para o apoio ao cliente”. É este o lema do serviço 707.pt, que tem como objetivo ajudar os utilizadores a encontrarem números de contacto alternativos aos disponibilizados por linhas de valor acrescentado.
Como usar o serviço 707.pt?
A utilização deste serviço é relativamente simples. Para tal basta indicar a entidade ou número de valor acrescentado pretendido e verificar se existem alternativas. Tal como mostra o exemplo seguinte, a título de exemplo, ao fornecer o nome do banco CTT é-nos indicado um número de telefone fixo alternativo ao número de telefone fixo de valor acrescentado.
De acordo com a Lei de Modernização Administrativa, os serviços e organismos da Administração Pública devem ponderar, “sempre que possível e se justifique”, “a instalação de linhas de atendimento específico de custos reduzidos ou nulos para o utente”.